Você recebeu uma cobrança ou consultou seu CPF no site da QuiteJá e não conhece o credor? Pode ser uma venda de dívida para uma securitizadora. Se você não entendeu nada, nesse texto te explicamos.
O que é uma securitizadora?
Uma securitizadora é uma recuperadora de crédito. Ou seja, ela compra dívidas de outras empresas e passa a ser a credora delas. Entretanto, pode ser que você encontre a sigla FIDC. Ela quer dizer fundo de investimento em direitos creditórios. Os dois termos podem aparecer para você.
Caso uma empresa como essa compre sua dívida, seu credor original cede o contrato e você deixa de dever para ele. Dessa forma, quando você pagar a dívida, esse pagamento será feito para a securitizadora.
Por que o credor vendeu sua dívida?
Imagine que o seu credor — como um banco ou instituição financeira — esteja com dificuldade para receber o pagamento de dívidas em atraso. Nesse cenário, vender essas dívidas é uma forma eficiente de recuperar parte do dinheiro e evitar prejuízos maiores.
Além disso, a atividade principal do credor não é a cobrança, mas sim oferecer produtos e serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou cheque especial. Quando o foco precisa ser desviado para cobrar dívidas, isso gera:
-
Relações desgastadas com os clientes;
-
Custos operacionais elevados;
-
Baixa eficiência na recuperação do crédito.
E isso é ruim para todos os envolvidos. Aí que entra a securitizadora.
A securitizadora é uma empresa especializada na compra de dívidas vencidas. Ela adquire esses débitos por um valor reduzido e, a partir disso, passa a ser responsável por negociar com você — o devedor.
A partir dessas negociações, a securitizadora consegue gerar rentabilidade, pois transforma essas dívidas em ativos financeiros.
Ou seja, para o credor, é uma forma de resolver rapidamente um problema. E para você, é uma chance real de negociar sua dívida em condições mais acessíveis, muitas vezes com descontos consideráveis.
A venda de dívida é uma atividade legal?
Não se preocupe, a transferência de dívida é uma prática comum e regulamentada.
Ela pode ser feita a qualquer momento pelo seu credor, desde que prevista no contrato do serviço. Por isso, é importante que você conheça seu contrato e o valor que você deve.
Recomendamos que você leia o capítulo “Da cessão de crédito” da lei nº 10.406, presente no Código Civil brasileiro. Com isso, você saberá todos os detalhes dos seus direitos e deveres em casos de compra de dívida por terceiros.
Como descobrir se essa venda de dívida não é uma fraude?
Existem pessoas mal-intencionadas que se aproveitam dessa prática comum para aplicar golpes. E você não vai cair nessa, vai?
Você tem o direito de ser informado sobre a concessão do contrato e pode pedir um comprovante de cessão de crédito. Por isso é importante manter seus dados cadastrais atualizados. E se mesmo assim desconfiar de fraude, é possível confirmar a compra da dívida com o seu credor original.
Não corra o risco de pagar uma dívida que não existe ou não foi vendida!
Como essa venda de dívida te afeta?
Essa compra de dívida não te prejudica em nada. Ela pode inclusive ser muito vantajosa para você, já que o objetivo dela é que você pague a dívida. Como a securitizadora comprou ela por um preço menor, você tem maiores chances de obter descontos, parcelar e negociar juros. Ou seja, fica mais fácil de quitar!Em relação ao seu contrato original, juros, parcelas ou encargos extracontratuais não mudam. Fique atento e questione se isso ocorrer. Além disso, o seu novo credor é responsável pela retirada do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Mas o prazo para prescrição da dívida (o que conhecemos como caducar) continua o mesmo, de 5 anos.
Lembrando que você não pode estar negativado pela mesma dívida por dois credores diferentes. Entre em contato com os órgãos de negativação ou com os órgãos de proteção ao cliente, como o Procon.
Qual a diferença entre uma securitizadora e a QuiteJá?
Essa compra de dívida não te prejudica em nada. Na verdade, ela pode até ser vantajosa para você, já que o objetivo da securitizadora é que a dívida seja paga.
Como ela adquiriu a dívida por um valor menor do que o original, você tem mais chances de conseguir descontos, parcelamentos facilitados e negociações de juros. Ou seja, fica mais fácil de quitar o débito.
Em relação ao seu contrato original, os juros, parcelas e encargos definidos no momento da contratação não podem ser alterados arbitrariamente. Se perceber mudanças nesses termos, questione. É seu direito.
Outro ponto importante: o novo credor é o responsável por retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito após a quitação da dívida. No entanto, o prazo de prescrição da dívida continua o mesmo: 5 anos a partir do vencimento. Após esse período, seu nome não pode mais ser negativado, embora a dívida ainda exista.
Vale lembrar que você não pode ficar negativado pela mesma dívida por dois credores diferentes. Se isso acontecer, entre em contato com os órgãos de proteção ao crédito ou busque apoio em instituições como o Procon para garantir seus direitos.
Quais dos nossos parceiros são securitizadoras?
Mesmo empresas que compram dívidas para recuperação de crédito também precisam de apoio especializado. Por isso, a QuiteJá é parceira de securitizadoras, oferecendo uma plataforma de negociação digital simples, segura e com um relacionamento mais humanizado com os clientes.
No site da QuiteJá, você encontra ofertas de negociação com várias empresas. Sempre que possível, também informamos quem é o credor original da sua dívida, para que você tenha total transparência no processo.
Se ainda tiver dúvidas, recomendamos entrar em contato diretamente com essas empresas para confirmar todos os detalhes e condições.
Conclusão
Esperamos que agora você esteja mais tranquilo em relação à compra da sua dívida. Sabemos que essa informação pode gerar insegurança no início, mas entender como funciona o processo é o primeiro passo para tomar decisões com mais confiança.
Conheça seu contrato, entenda seus direitos e deveres. Assim, você evita prejuízos e ainda pode aproveitar a oportunidade de negociar sua dívida com condições muito mais vantajosas.
Se você tem uma dívida e quer renegociar com descontos especiais, acesse o site da QuiteJá. E, se surgir qualquer dúvida, leia este artigo novamente ou entre em contato com a gente. Estamos aqui para ajudar.
Respostas de 16
Bom dia, gostaria de mais informações a respeito de como a empresa funciona.
Olá, Paloma! Tudo bem? Somos uma plataforma digital de negociação de dívidas que tem parceria com diversas empresas de renome nacional. Em nosso site https://quiteja.com.br, você pode conferir as negociações disponíveis para o seu nome e também nossos credores parceiros. Qualquer dúvida é só avisar, estamos aqui para te ajudar! ?
Preciso pagar as minhas dívidas eu gostaria de pagar e que o Dinheiro desconte nomeu contra cheque
Olá, Renata! Tudo bem? Dependendo do credor, é possível realizar o pagamento através de débito automático. Recomendamos que você acesse nosso site https://quiteja.com.br/ e confira quais são as condições disponíveis para o seu nome. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente pelo e-mail: atendimento@quiteja.com.br.
gostaria de negocia toda as minhas dividas
Olá, Franciela! Em nosso site https://quiteja.com.br, você pode conferir as negociações disponíveis para o seu nome e também nossos credores parceiros. Qualquer dúvida é só avisar, estamos aqui para te ajudar! ?
Tenho uma dívida de financiamento com o Itaú e gostaria de quitar !
Como funciona
Olá, Daniel! Tudo bem? Em nosso site https://quiteja.com.br/parceiros/itau, você pode conferir as negociações disponíveis para o seu nome e mais informações sobre a renegociação. Qualquer dúvida é só avisar, estamos aqui para te ajudar! ?
Eu não me lembro de fazer dívida com a Ipanema essa Ipanema e o que me explica desde quando eu devo isso de e aparece um nome chamado de aldiney Roberto Gomes quero saber o que está acontecendo por favor
Olá, Sueli! Nesse caso, pedimos por gentileza, que entre em contato com a gente pelo e-mail atendimento@quiteja.com.br, dessa forma vamos conseguir te passar mais informações. Combinado? 🙂
Eu gostaria de saber como vcs trabalha sobre a dívida que eu tenho. Minha dívida é loja ,e no cartório
Olá, Ronaldo! Tudo bem? Em nosso site https://quiteja.com.br, você pode conferir as negociações disponíveis para o seu nome e também nossos credores parceiros. Qualquer dúvida é só avisar, estamos aqui para te ajudar! ?
Boa tarde! como vão?
meu nome é Claudiane, faço parte de uma empresa que tem interesse em vender nossa carteira de cobrança, e gostaríamos de saber de a Global faz esse tipo de compra?
Obrigada pela atenção, e aguardo a confirmação!
Olá, Claudia! Tudo bem? Nós não fazemos a compra de carteiras de cobranças, nós fazemos a assessoria das negociações.
Negociar
Olá, Fatima! Para saber se você pode negociar dívidas por meio da plataforma da QuiteJá, basta acessar https://quiteja.com.br e consultar seu CPF. Caso queira conferir quais são as empresas com as quais temos parceria, você pode conferir aqui: https://quiteja.com.br/parceiros. Espero ter te ajudado, caso você tenha mais alguma dúvida, pode contar com a gente, queremos te ajudar! 💚✨