É de conhecimento popular que o famoso “nome sujo” se dá pela falta de pagamento de uma dívida. Porém, existem sete causas que podem levar à negativação de um nome. Você conhece todas elas?
Para evitar problemas com seu nome, neste texto explicamos todas as ações que podem gerar restrições em seu CPF, conhecidas popularmente como nome sujo. Confira cada uma delas a seguir:
Dizer que alguém está com o nome sujo é uma forma popular de expressar que uma pessoa teve seu nome negativado. Essa negativação, na maioria das vezes, ocorre quando uma pessoa deixa de cumprir com o pagamento de algum produto ou serviço adquirido.
Saber se o seu nome está sujo não é uma tarefa complicada, para isso basta consultar seu CPF. Existem diversas formas de realizar a consulta, tanto de forma gratuita quanto paga. Aqui vamos indicar duas formas grátis:
Deixar de pagar uma conta é o motivo principal pelo qual um nome pode ser negativado. Porém, o nome sujo pode ocorrer de diversas formas, conheça a seguir 7 situações que podem causar a negativação do seu nome:
Quando uma pessoa ou uma empresa faz a cobrança de uma dívida através da Justiça, uma ação judicial ou cobrança judicial é movida. Nesse caso, a ação ocorre porque o credor entende que só conseguirá reaver o que é de direito mediante intervenção judiciária.
As ações judiciais costumam acontecer quando não há sucesso no ressarcimento da dívida por meio de negociação. Esse, digamos, é um passo à frente da negociação convencional.
Porém, não é preciso se preocupar demais com essa questão. O devedor, em caso de ação judicial, é notificado através dos Correios ou por um oficial de justiça.
Quem nunca fez crediário em uma loja, não é mesmo? A facilidade de compra é uma boa opção. Porém, às vezes complicações podem surgir do uso não planejado deste tipo de crédito.
Carnês atrasados de lojas também podem levar a negativação do nome. Mais uma vez, a razão principal é o não pagamento do valor em produtos ou serviços adquiridos. É importante ficar de olho nesse tipo de dívida, já que prestações atrasadas geram multas e juros.
O cartão de crédito está presente em grande parte dos lares brasileiros. Esse método de pagamento torna as compras e pagamento mais fáceis, porém tem seu lado negativo. Prova disso, é que o cartão de crédito é considerado o maior vilão das finanças.
O grande problema é que, muitas vezes, o cartão é visto como uma extensão do salário das pessoas – o que não é verdade. E por isso, muitas vezes há dificuldade em realizar o pagamento das faturas. O que pode ocasionar a negativação do nome do titular do cartão.
O não pagamento das faturas do cartão de crédito também pode gerar juros altíssimos. Esse é o pontapé que leva muitas pessoas a não conseguirem negociar esse tipo de dívida. Por isso, a dica aqui é: vale a pena entender como fazer um bom uso do cartão.
O cheque já teve um grande papel nas finanças, mas foi aos poucos substituído pelos meios digitais de pagamento. No entanto, o cheque ainda é utilizado e, como já sabemos, pode levar ao famoso “nome sujo”.
O cheque sem fundo nada mais é do que a falta de dinheiro na conta para a compensação do valor do cheque. Geralmente, os bancos tentam fazer a compensação por duas vezes, mas se em nenhuma delas há sucesso, então é declarado o que conhecemos como cheque sem fundo.
Quem passa um cheque sem fundo tem o nome inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo do Banco Central e também fica com uma restrição em seu nome. Ou seja: essa atitude é cilada!
Falamos de muitas situações que podem levar a negativação do nome, mas não podemos esquecer de citar que o não pagamento de contas “comuns” também podem acarretar no nome sujo.
Muitas pessoas têm dúvidas com relação a isso, mas apesar de serem serviços essenciais, companhias que fornecem água e luz também podem negativar uma pessoa por falta de pagamento.
Por isso, é bom criar um orçamento e não permitir que esse tipo de conta fique vencida.
A falta de pagamento de parcelas de empréstimos, tanto da opção pessoal quanto do consignado, pode gerar a inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito.
O que ocorre é que o não pagamento gera uma notificação de débito, se essa notificação não é atendida (no caso, se o valor não é pago), há a negativação do nome. Dependendo da instituição credora o nome pode ser negativado também em cartório.
Cheques, duplicatas mercantis e notas promissórias são alguns dos títulos que podem ser protestados. O protesto é o ato formal que prova uma inadimplência e pode levar à negativação de um nome.
Isso ocorre porque quando uma dívida é protestada, o cartório envia uma carta ao devedor informando que o débito precisa ser regularizado em 48 horas. Quando esse prazo não é cumprido, o cartório pode solicitar que os órgãos de proteção ao crédito negativem o nome da pessoa que está sendo protestada.
Muitas pessoas acham que após uma dívida caducar, não haverá mais problemas com débitos que não foram pagos. Isso não é verdade, apesar do nome voltar a ficar limpo após esse período, a dívida ainda constará no histórico da pessoa. Isso pode dificultar a obtenção de crédito.
Sim! Apesar de existir uma dificuldade em obter um cartão de crédito quando se está com o nome sujo, isso não é impossível. Existem algumas opções de cartões especiais para quem está negativado.
Alguns cartões não exigem uma análise de crédito tão criteriosa, o que acaba favorecendo quem precisa de um cartão. Já abordamos esse assunto no nosso texto com 11 opções de cartões para quem está negativado, vale a pena conferir!
O primeiro passo para ter o nome limpo é negociar todas as dívidas que estão pendentes. Para isso, é importante estabelecer uma ordem, tendo como prioridade as dívidas com maiores taxas de juros. Após criar a lista, vá negociando aos poucos.
É fundamental que haja um planejamento quando há a necessidade de quitar débitos. Isso porque, não adianta negociar uma conta e após um período não conseguir arcar com o combinado. Isso pode gerar até mesmo a negativação novamente.
Portanto, lembre-se de se organizar! Dar passos conforme o seu orçamento permite e buscar formas de negociar dívidas com desconto também é muito válido.
A QuiteJá é uma empresa que atua como uma ponte na negociação de dívidas. Nós ligamos você ao seu credor, facilitando a negociação e oferecendo descontos que podem chegar a até 90%.
Nosso processo de negociação é totalmente online e seguro. Dessa forma, você não precisa se preocupar com burocracias. Para negociar com a gente é muito fácil, basta acessar nosso site e conferir as opções disponíveis.
Depois de escolher a proposta que melhor se adequa a você, é só partir para a quitação. A gente te acompanha em todo o caminho – tanto no suporte com relações as dúvidas, quanto na resolução de eventuais problemas. Nosso jeito de ajudar os brasileiros a se livrarem das dívidas é assim: fácil e rápido. Confira e aproveite!