20/11/2020

É verdade que dívida caduca?

Há momentos em que a desinformação é repetida de uma maneira tão constante e insistente que, ao longo do tempo, acaba virando quase verdade.

A ideia de que a dívida caduca e que depois de 5 anos o nome limpa é um mito.

Por lei, após esse período, ela sai de restrição e deixa de aparecer para o mercado e empresas que consultam seu CPF e perfil financeiro.

Mas, para a empresa que você deve, a pendência continua lá, em aberto.

Vamos explicar o que realmente acontece com dívidas não pagas ao longo do tempo, para que você não tome decisões equivocadas em relação às suas finanças.

É verdade que dívida caduca?

O que acontece quando você deixa de pagar uma dívida?

Quando você deixa de pagar uma fatura de cartão de crédito, parcela de empréstimo, conta de telefone ou outra dívida por mais de alguns meses, você corre o risco de ficar inadimplente.

As consequências disso incluem diminuição na pontuação do score e negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito.

Dependendo do tipo de dívida, como aquelas em que você disponibiliza um ou mais bens como garantia de pagamento, você pode ter sua casa ou carro recuperados pelo banco. Ou seja, não é verdade que dívida de banco caduca.

Além disso, uma ação legal pode ser movida contra você se o credor decidir considerá-lo legalmente responsável pelo débito em aberto.

Tudo bem, mas e a dívida caduca ou não?

Já abordamos esse assunto em nosso blog, mas fazemos questão de reforçar.

O prazo de execução de uma dívida é de 5 anos.

A execução de dívida é uma cobrança judicial para coagir o devedor a pagar. Não existe tempo mínimo, porém, demora alguns meses já que não é um processo amigável.

Então, isso de adivinhar se a dívida prescreve (o que chamamos popularmente de dívida caduca), não acontece. Ela simplesmente fica no histórico financeiro do CPF do devedor.

Isso ocorre porque todos os débitos têm um prazo para expirar ou vencer, digamos assim.

MAS CUIDADO! Isso não significa que o seu nome ficará “limpo” e a dívida não precisa ser paga.

As informações no seu histórico, ao longo desse tempo, continuam associados ao seu CPF.

Resumindo: para o mercado em geral, a sua situação estará ok, embora seu SCORE sofra negativamente.

Mas, em relação à empresa para a qual você ficou devendo, a dívida continuará constando “em aberto”, o que pode prejudicar seu relacionamento de cliente com a instituição.

Escritórios de cobrança

Muitas vezes, os credores vendem suas dívidas para uma securitizadora, que terceiriza essa cobrança.

Isso acontece quando os débitos já estão vencidos há alguns meses ou até prescrita. Pode parecer estranho ter alguém entrando em contato que não seja a empresa para qual você está devendo.

Mas é assim mesmo. Sua dívida agora está sendo administrada por uma empresa de cobrança, então você começa a receber telefonemas e e-mails com propostas de acordo.

Conclusão

As dívidas antigas não desaparecem, simplesmente.

Como falamos durante o texto, após 5 anos, por lei, elas “somem” do sistema, mas continuam no seu histórico.

De maneira geral, para não ter que depender desse artifício, é importante lidar com a situação tomando a iniciativa.

Você pode unificar as dívidas, juntando todas em apenas um contrato, mas com uma taxa de juros menor. Ou mesmo considerar um empréstimo para quitar os débitos.

Ao tomar as rédeas da situação, você estará sempre em posição de conduzir sua condição de devedor da melhor maneira possível, garantindo uma vida financeira sem sustos.

Sobre a Quite Já

Somos uma solução que surgiu da necessidade de reaproximação entre credor e devedor.

Uma plataforma 100% digital de recuperação de crédito que tem como objetivo tornar essa relação mais dinâmica e saudável.

Com um processo prático e rápido, apresentamos oportunidades para você quitar suas dívidas, com planos de negociação e descontos INCRÍVEIS!

Se você quiser algumas dicas financeiras de como economizar, nós temos alguns textos que podem ajudar muito nessa missão.

Tem uma dívida e quer renegociar o valor com um super desconto? Acesse QuiteJá!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo