11/09/2020

Como aumentar o SCORE

Todos deveriam separar algum tempo para buscar formas de aumentar a pontuação do CPF, o famoso Score.

Não se trata apenas em melhorar seu perfil de crédito para conseguir boas condições no financiamento de um imóvel, cartões de crédito – ainda mais durante a criseou empréstimos pessoais.

Ter uma boa pontuação no CPF também afeta o seguro do carro, tarifas da conta bancária e muito mais.

Se você não sabe o que é Score, pode significar duas coisas: ou a sua vida financeira estava muito bem até aqui, ou muito mal pra você nunca nem ter ouvido falar. Nós sinceramente esperamos que seja a primeira opção! 😎

Outra coisa que pode ter acontecido é: você nunca teve contas no seu nome ou não tinha uma conta no banco ativa, e agora, quando tentou fazer um cartão de crédito, recebeu a notícia que deixa as pessoas emocionalmente abaladas: SEU SCORE É BAIXO.

Dê adeus as divias

A boa notícia é que você pode ficar calmo: A sua pontuação do cpf não precisa ser baixa para sempre.

Antes de te contar todos os segredos que vão deixar o seu Score ser o sinônimo de orgulho para toda a nação, vamos repassar o que é um score.

Score é como se fosse um índice que aponta se você paga suas dívidas certinho, não atrasa contas ou simplesmente costuma pagar a vista.

score-positivo

Ei, mas como os bancos sabem se eu sou um bom pagador ou não?!

Veja, empresas de porte grande e relacionadas à finanças têm acesso ao seu CPF, então elas podem ver todas as suas transações financeiras e se você costuma pagar suas contas direitinho, como você também pode ver aqui.

Na prática, isso significa que as empresas colocam todos os dados que possuem sobre você em um algoritmo, uma espécie de equação ou fórmula matemática.

Essa técnica é uma tentativa de prever seu comportamento futuro com base no que você fez no passado.

Enquanto um histórico ruim conta pontos contra você, ter pouco histórico de crédito também conta, pois torna as previsões menos certas.

Por isso um dos principais desafios é, justamente, construir um histórico de crédito – o que não é fácil se ninguém lhe concede crédito.

E qual é um bom SCORE?

O número do SCORE vai de 1 até 1000. Quanto mais perto de 1000, significa que você paga tudo direitinho e é um bom pagador. Dessa forma, é mais fácil de conseguir cartões de crédito, financiamentos ou ainda, empréstimos (mas você não vai, né?).

Tá, mas como eu posso aumentar a pontuação do CPF?

Pague suas dívidas

Vamos começar por algo beeem importantinho: Você deve começar a pagar suas dívidas. Não dá pra deixar elas acumularem e simplesmente pensar que após 5 anos elas caducam e você está livre. Isso quer dizer que, embora depois de 5 anos outras empresas não possam ver sua dívida, o credor no qual você tem essa pendência terá esse dado para sempre. Separamos um material falando mais sobre pagar suas dívidas ou parcelar aqui.

Pague os produtos à vista

Pagar as coisas à vista é algo extremamente positivo. De um modo geral, as grandes empresas entendem que você é capaz de dividir seu dinheiro de forma clara e portanto, consegue fazer suas compras à vista durante o mês, em vez de depender de cartões de crédito.

Cuide do seu histórico financeiro

Nós já falamos, mas relembrando: As dívidas podem até sair do seu CPF, mas de qualquer forma, elas ficam no seu histórico. Então, é importante quitar e não esperar que elas caduquem.

Além disso, pagar dívidas no dia certo ajuda seu score, enquanto qualquer atraso mínimo, o prejudica.

Pense que, cada dívida paga, é um empurrãozinho para que a pontuação do seu CPF fique positiva.

Será que você precisa mesmo fazer um empréstimo?

Pense uma vez, duas, três. Não é melhor se você começar a poupar parte do seu salário para investimentos ou ainda, uma poupança? Quando você investe, você deixa seu dinheiro trabalhando por você.

Não comprometa todo seu salário com dívidas

Você pode se programar para poupar pelo menos 25% do seu salário, sendo em investimento ou poupança.

Atenção: Você NÃO deve mexer nesse dinheiro, a menos que seja uma situação extremamente importante. Se pergunte se você realmente precisa gastar o dinheiro para algo ou se você só quer gastar. Principalmente nesse momento de pandemia, aqui vão algumas dicas sobre como ficam suas conta na quarentena.

Poupando dinheiro, você poderá usá-lo para alguma emergência de saúde da família ou do seu pet; usar para investir em projetos ou ainda realizar algum sonho que precise desse orçamento.

Importante: Se você se separou de alguém com quem tinha conta conjunta, uma vez que suas finanças não estejam mais vinculadas, entre por contato, via e-mail, atualizando as agências de pontuação de crédito sobre a sua atual situação.

Isso impedirá que o histórico de crédito do ex-parceiro ou parceira afete a pontuação do seu cpf no futuro. No entanto, as agências dizem que não podem fazer isso se você ainda tiver uma conta conjunta aberta com o ex.

A conta precisará ser encerrada ou transferida para uma conta individual.

Agora que você já sabe como aumentar a pontuação do seu CPF, use essas dicas com sabedoria! Conte com os serviços da QuiteJá para alcançar seu SCORE positivo!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo