Ter um score baixo no mercado é quase o mesmo que tirar uma nota baixa na escola ou faculdade. Ou seja, nunca é uma coisa boa e pode complicar sua vida se não for contornado a tempo.
Por isso, se você solicitou um financiamento ou empréstimo e teve seu pedido negado por estar com score baixo, fique calmo. Por mais desagradável que seja receber essa notícia, saiba que não é o fim do mundo.
Isso porque o score não é uma pontuação fixa. Ou seja, ele está em constante atualização, então se hoje está baixo, amanhã ele pode aumentar. Tudo vai depender do que você pode fazer para melhorar seu score de crédito.
Para ajudar você com isso, preparamos esse artigo que explica o que leva uma pessoa a receber uma pontuação baixa no score. Além disso, aqui você também saberá as consequências de se manter nessa condição e o que fazer para aumentar seu score de crédito. Confira!
O score corresponde a uma pontuação definida com base no seu histórico financeiro e que vai de 0 a 1000. Sendo assim, quando seu score está baixo, ou seja, menor que 500 pontos, isso transmite uma imagem negativa para os credores.
Em outras palavras, quem possui um score negativo quase sempre é visto como mau pagador. Mas a que isso se deve?
Basicamente, existem vários fatores que podem levar uma pessoa a ficar com score baixo. Entre os principais, podemos citar:
Se você consultou seu score recentemente e viu que ele baixou um pouco ou está oscilando, não há motivo para pânico. Isso porque, o score de crédito é uma métrica financeira que normalmente sofre pequenas variações para mais ou para menos.
Ainda que não tenha feito grandes mudanças para que isso aconteça, essas pequenas oscilações irão ocorrer e são comuns. E o mais importante: elas não afetam a forma como os credores veem seu perfil.
Agora, se está com o score baixo muito além da média e ele continua despencando, é hora de fazer algo para mudar essa situação.
Ter o score baixo é uma condição que pode dificultar bastante sua vida, principalmente a financeira. A começar pelo acesso a limites de crédito.
Afinal, se a pontuação do score significa que você não é bom pagador, nenhum banco ou credor terá coragem de liberar crédito a quem possui esse perfil, concorda?
Além disso, existem outras consequências que uma pessoa com score baixo pode sofrer ao se manter nessa condição. O que inclui:
Viu como ficar com score baixo pode lhe render várias situações desagradáveis? Mas não desanime, pois existem meios de sair dessa situação e regularizar seu score.
Aumentar o score baixo é possível, mas é preciso ter em mente que se trata de um processo gradual.
Ou seja, tenha paciência e muita disciplina financeira, pois seu score não aumentará da noite para o dia. Além disso, existem algumas dicas que você pode adotar para melhorar seu score de crédito, como:
E o mais importante: procure limpar seu nome e quitar dívidas antigas. Essa é sem dúvida uma das principais maneiras de aumentar o score de crédito.
Para isso, existem vários caminhos que facilitam o processo de negociação de dívidas em aberto. Contar com empresas que intermediam a negociação junto aos credores é uma delas.
Se você está negativado e deseja regularizar sua situação para aumentar seu score, conte com a QuiteJá! Ajudamos a negociar suas pendências oferecendo a você as melhores condições de prazos e pagamentos.
E então, o que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre score baixo e como resolver? Conte para nós nos comentários!