Quando se fala em morar sozinho, é quase automático que a música “No dia em que eu saí de casa” da dupla Zezé di Camargo e Luciano comece a tocar como trilha sonora na nossa mente, não é mesmo?
E não é para menos, essa canção ilustra bem o que acontece quando alguém sai do “ninho” dos pais. São muitas dúvidas, novidades, percalços e, claro, muita aprendizagem.
Pensando nesse misto de sentimentos, criamos um guia preparatório para quem deseja morar sozinho! E ah, se você já mora sozinho, continue por aqui, nossas dicas podem ser muito úteis para a sua vida também! Vamos lá?
Como muitas coisas na vida, morar sozinho exige preparação. Essa etapa, geralmente, começa com a análise das finanças. Isso porque é fundamental que quem vai morar sozinho, tenha condições de arcar com os seus gastos fixos e também com as despesas variáveis.
Podemos definir os gastos fixos como aquelas contas que não mudam de valor, independente do nosso consumo. Quer exemplos? O aluguel, o plano de internet e até mesmo a prestação de um eletrodoméstico são gastos fixos.
Já as despesas variáveis são aquelas que mudam conforme nosso consumo. Aqui entram os gastos com alimentação (mercado e delivery), as contas de energia e água e também os gastos com transporte (ônibus, metrô ou apps como Uber e 99).
A preparação para morar sozinho exige que essas contas (ou estimativas delas) sejam colocadas na ponta do lápis. Você precisa planejar a sua nova vida de acordo com seu salário e ganhos, tá bem?
Caso contrário, você pode acabar ficando endividado. E aí, o sonho de morar sozinho, pode acabar virando um pesadelo.
Aqui vai uma listinha com coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho:
A primeira e principal dica a gente já te deu: planeje-se financeiramente. Só dessa forma você vai poder aproveitar tranquilamente a conquista que é ter seu próprio cantinho.
Além disso, você pode ir se preparando previamente para tal decisão. Isso significa contar para seus familiares, procurar por imóveis na região em que deseja morar e até mesmo criar formas de ter uma renda extra.
Estar emocional e financeiramente preparado vai garantir que você dê esse passo de maneira segura e sem dores de cabeça desnecessárias.
No Brasil, para morar sozinho do ponto de vista legal, é necessário ter pelo menos 18 anos. Há também casos em que menores de idade emancipados podem morar sozinhos.
No entanto, vale lembrar que a idade não é o único requisito necessários para alçar voos solo, ok? É preciso ter condições financeiras e muita organização para que esse momento seja de alegria – e não de perrengues.
Morar sozinho em 2024 requer que você coloque na calculadora os gastos com moradia (como aluguel, prestação da casa e condomínio), os gastos com o básico (luz, água, gás e internet) e os gastos com alimentação (as compras mensais do mercado necessárias para você viver).
Com tudo isso anotado você vai poder ter uma estimativa do quanto custa morar sozinho em 2024. Não vamos bater martelo em um valor porque sabemos que a realidade de quem vai morar sozinho em São Paulo, por exemplo, é diferente da pessoa que pretende morar sozinha no interior do Paraná.
Para que esse resultado seja real para você, sugerimos que você faça as somas de contas mencionadas acima e encontre o seu valor personalizado. Combinado?
Uma boa forma de conseguir morar sozinho quando se tem pouco dinheiro é fazendo as contas já mencionadas, mas também fazendo muita cotação. Sabe o que isso significa? Que você deve pesquisar o preço de tudo, tudo mesmo. Desde o valor do frete da mudança, dos eletrodomésticos e até das compras do mercado.
Essa pesquisa garante que você economize e, consequentemente, que morar sozinho seja uma opção mesmo com pouca grana mensal.
Outra dica é: enquanto você não se muda da casa dos seus pais ou familiares, aproveite ao máximo para guardar dinheiro. Foque nessa meta e faça seu cofrinho render. Esse dinheiro guardado pode ser usado tanto para adquirir as coisas que você precisará na mudança, quanto para sua reserva de emergência.
Já conversamos sobre pontos muito importante durante esse post, por isso, vamos relembrar os itens essenciais para quem vai morar sozinho:
Quer saber quais são os itens mais essenciais para você sobreviver à mudança? Olha só nossa seleção:
Está chegando a hora de você se mudar ou você já se mudou e agora precisa enxugar seu orçamento? Uma boa economia pode começar com as contas básicas, sabia? Por isso, se liga nas dicas:
Independente de ser encanado ou de botijão, o consumo de gás pode afetar o orçamento mensal. Por isso, procure sempre:
Para mais dicas, acesse nosso conteúdo sobre como economizar gás.
O mercado é essencial e, justamente por isso, ter dicas de economia na hora das compras ajuda a evitar gastos a mais. E olha, garantimos, não é necessário abrir mão de alimentos que você gosta para fazer economia, basta comprar com sabedoria:
A máxima de economizar na água e na luz é uma só: fique de olho nas formas como consome esses serviços. Por exemplo:
A gente também tem por aqui conteúdos específicos sobre como economizar água e energia elétrica, vale a pena conferir e turbinar sua economia!
Essa é uma dúvida comum e a resposta é sim! Quem mora sozinho também pode receber o Auxílio Brasil. Porém, vale lembrar que, para ter acesso ao benefício é necessário atender às condições exigidas pelo programa, tá bem?
Essa é uma pergunta difícil, afinal, as experiências e os aprendizados sobre uma mesma situação podem ser diferentes de acordo com cada pessoa. Por isso, reunimos algumas respostas do nosso time sobre como é morar sozinho. Confira:
Ariane, Analista de Mídia, 26 anos
Prós: | Clichê, mas eu citaria a liberdade, num conceito bem amplo de poder ou não. Por exemplo: quero lavar louça? Lavo. Não quero? Não lavo!
Eu gosto muito do silêncio também. Ser um lugar todo com sua cara e ver que tudo é teu, tudo você conquistou. Ver que você vai aprender a sobreviver a todos os perrengues! |
Contras: | Sempre vai ser seu dia de tirar lixo, lavar louça haha – por isso o ideal é evitar procrastinar essas tarefas.
Acertar na quantidade da compra do mês. Descobrir emergências que antes você não sabia (tipo descarga dando problema, chuveiro queimado, vazamento de água). |
Rodrigo, Analista de Segurança da Informação, 27 anos
Prós: | É mais fácil de fazer a gestão de gastos, quando o seu orçamento é apenas seu! hahaha
A aquisição de móveis e a personalização do ambiente também são facilitadas porque dependem apenas do seu gosto. Maior privacidade e tranquilidade num ambiente em que só você reside. As tarefas podem ser executadas conforme seu tempo e sua disposição, bem como seus próprios caprichos. |
Contras: | As despesas também são só suas! hahaha
Você tende a ficar menos em casa e por isso, às vezes, acaba gastando mais – mas isso varia de pessoa para pessoa. Não ter ninguém para dividir as tarefas, pode ser um problema! Se for um imóvel grande, a limpeza acaba sendo um desafio. |
Jéssica, Analista de Conteúdo, 30 anos
Prós: | A independência com certeza é o melhor fator, a gente vira dono do próprio nariz e isso é ótimo.
A liberdade de fazer as coisas do meu jeito também é ótima! |
Contras: | Como eu moro longe da minha cidade natal, o meu maior “contra” é sentir saudades da minha família e estar longe.
A parte de ficar doente quando se mora sozinho também acaba pesando um pouco. |
Dessa vez a gente trouxe até o nosso time para te ajudar nessa nova fase da sua vida, viu só? E olha, você já deve ter percebido, mas vale a pena reforçar: o planejamento faz toda a diferença na hora de iniciar uma nova fase da vida – tanto para economizar, quanto para entrar na nova rotina.
Por isso, ao dar esse passo tão importante, certifique-se de que você tem tudo o que precisará para se sair bem. E, claro, sempre que uma dúvida ou necessidade bater, você pode contar com nossos conteúdos especiais!