Para quem busca um prazo maior para quitar as contas, pagar boleto com cartão de crédito pode ser uma mão na roda. Essa é uma opção que lhe permite quitar seus compromissos financeiros usando o limite do cartão.
Além disso, ao pagar seus boletos com cartão, você ganha um prazo extra para se organizar financeiramente. Contudo, é importante saber como funciona esse processo, até mesmo para evitar surpresas desagradáveis na fatura.
Quer saber como e se vale a pena pagar boleto com cartão de crédito ou como fazer isso com segurança? Continue lendo que a gente te explica todos os detalhes!
Ao contrário do que muitas pessoas acham, o cartão de crédito não serve apenas para comprar produtos ou serviços. Através dessa modalidade também é possível pagar boletos, mas como isso funciona na prática?
Basicamente, ao invés de pagar o boleto com dinheiro ou no débito, você pode fazer isso usando o crédito disponível no seu cartão. Assim, o valor será cobrado em sua próxima fatura, a depender da data em que o pagamento foi efetuado.
Mas atenção! Para efetuar o pagamento do boleto nessa modalidade, é preciso antes verificar se sua operadora oferece essa opção.
Além disso, vale lembrar que não é todo tipo de boleto que pode ser pago com cartão de crédito. A fatura de um cartão de crédito, por exemplo, geralmente não pode ser paga usando outro cartão.
Porém, existe uma variedade de contas onde você pode pagar boleto com cartão de crédito. Desde cobranças de luz e água, até contas de gás, telefone, boletos bancários, entre outros.
O pagamento de boletos com cartão é geralmente feito por meio de internet banking, aplicativos bancários, carteiras digitais, entre outros canais online.
Assim como tudo na vida, pagar boleto com cartão de crédito tem seus benefícios e desvantagens. Entre as vantagens de usar essa modalidade para quitar seus boletos, estão:
04 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito
Todavia, ao optar pelo uso do cartão no pagamento de boletos, é importante que você fique atento a alguns pontos. A cobrança de taxas adicionais pela oferta desse serviço é uma delas.
Geralmente, as instituições bancárias cobram um percentual sobre o valor do boleto, que varia de acordo com cada banco.
E ainda que o banco não gere taxas sobre esse serviço, pagar boleto com cartão de crédito é uma opção que envolve a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Tudo isso acaba tornando a operação mais cara em relação a outras modalidades de pagamento.
Além disso, se você não efetuar o pagamento integral da fatura do cartão, ou pagar com atraso, juros serão cobrados sobre o saldo devedor, aumentando o risco de endividamento.
Portanto, antes mesmo de aderir a essa modalidade de pagamento, é importante analisar os prós e contras. Assim, você terá como saber se essa é a melhor opção no seu caso e montar um planejamento financeiro para evitar dívidas.
Você também pode gostar de: 4 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito
Pagar boleto com cartão de crédito é um procedimento simples e prático. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:
Essas etapas podem variar de acordo com cada instituição bancária. Mas, em regra, seguindo esses passos básicos, você consegue pagar boleto com cartão de crédito, desde que você faça isso com consciência e planejamento financeiro. Do contrário, os custos podem superar os benefícios, fazendo você se endividar ainda mais.
Se você tem dívidas em aberto e está com dificuldade de regularizar a situação, existem outras soluções para sair do vermelho. Ao invés de pagar boleto com cartão de crédito, o melhor caminho nesses casos é a renegociação dos seus débitos.
Na QuiteJá, ajudamos você a quitar pendências financeiras aproveitando as melhores oportunidades de pagamento e prazos. Quer saber como regularizar suas contas e se organizar financeiramente para não cair na inadimplência? Acesse nosso site e saiba mais!