21/09/2023

Gestão financeira: 5 dicas valiosas para começar a sua

Pode parecer meio complicado organizar suas finanças pessoais, especialmente se você nunca fez isso antes. No entanto, é fundamental que você comece a pensar na sua gestão financeira agora!

Cuidar de tudo que entra e sai do seu bolso é fundamental para estabelecer uma relação saudável e sem estresses com seu din-din. 

Por isso, que tal transformar a gestão financeira em um hábito? A gente te ajuda nessa tarefa, vem cá!

CPF com restrição? Resolva na QuiteJá!

O que é gestão financeira? 

A gestão financeira nada mais é do que ter em sua vida financeira práticas que te ajudem a manter seu dinheiro em equilíbrio

Para ilustrar melhor, esses são alguns exemplos de ações que ajudam a colocar a gestão financeira em prática:

  • gerenciamento de gastos fixos e variáveis
  • quitação de dívidas em atraso
  • investimento (quando possível)
  • planejamento para adquirir produtos e serviços
  • acompanhamento do cartão de crédito

Ou seja, gerir suas finanças nada mais é do que cuidar do seu dinheiro com atenção e sempre com uma mão na consciência. Fugindo de gastos desnecessários e sempre com um olhar de preparo para o futuro. 

Vale lembrar que a gestão financeira não se trata apenas de cuidar das contas do dia a dia. É importante exercer esse cuidado com suas finanças para que você possa cuidar também das áreas pessoal, física e emocional da sua vida

5 dicas para melhorar sua gestão financeira

Agora que você já entendeu o papel da gestão financeira na sua vida, está na hora de começar a aplicá-la. E para isso, nós separamos 5 dicas que vão te ajudar:

1. Defina uma data de pagamento

5 dicas para melhorar sua gestão financeira | QuiteJá

A vida pode ficar tão corrida que esquecemos, até com certa facilidade, de verificar como anda o saldo no banco. Então escolha um dia na semana, quinzena ou mesmo no mês para sentar e avaliar seus gastos.

Esta é uma etapa importante porque permite que você acompanhe seu dinheiro e ajuste os hábitos de acordo com seus objetivos.

Defina um dia para pagar contas. Essa data no calendário o deixará mais alerta quanto às despesas mensais, garantindo, na maioria das vezes, o pagamento das contas em dia.

2. Anote seus objetivos

Defina metas que você adoraria alcançar. Pode ser um lugar para viajar, ou chegar no fim do mês com dinheiro sobrando, não importa. Anote-as e deixe sempre à vista!

Essas metas mantêm a motivação e o foco em ter suas contas sempre em dia.

 

3. Faça listas

Uma para o supermercado, outra para pagar contas, mais uma para compromissos e você verá como as listas ajudam você e seu dinheiro a se organizar.

Assim como os objetivos, anote tudo que você precisa comprar ou mesmo tarefas que precisa realizar. Visualizar essas listas ajuda a manter a concentração naquilo que tem que ser feito.

E também é tão satisfatório riscar as tarefas do caderninho que você não vai querer parar de finalizar todas elas!

4. Evite pagar com cartões de crédito

Pagar com cartão de débito significa que você paga, adquire um produto e o quita instantaneamente. Ufa! Mente leve, né?

Já pagar com cartão de crédito significa que você paga pelo mesmo produto, mas só que ao longo de alguns meses – de forma parcelada.

Resultado? Você perderá algum dinheiro pagando juros e terá que controlar mais extratos mensais (o que não ajuda na organização).

5. Compre de maneira inteligente

Colocar as finanças pessoais em ordem não significa apenas monitorar os gastos, mas também encontrar maneiras de aproveitar ao máximo o dinheiro que você tem.

Você começa a comprar de forma mais inteligente, quando:

  • Compara preços: graças à internet, é muito fácil comparar preços. Basta digitar o nome ou a descrição do item que deseja comprar no Google e, como mágica, aparece na sua tela dezenas de resultados. Assim, você pode escolher aquele mais em conta.
  • Usa cupons: assim como comparar preços, usar cupons ficou mais fácil graças à internet. Você pode buscar em diversos sites de cupons ofertas para quase todas as lojas virtuais, ou pelo menos as principais.
  • Usa apps: apostar em aplicativos que te ajudam a organizar e economizar dinheiro também é uma boa!

Sobre a Quite Já

Sobre a QuiteJá

Somos uma plataforma 100% digital de renegociação de dívidas que tem como objetivo tornar o processo de quitação de pendências mais prático e rápido! 

Por isso, caso você tenha alguma conta atrasada aí, pode contar com a gente! Em nosso site é possível verificar as dívidas no seu CPF e conferir as ofertas de negociação.


QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

4 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito
QuiteJá | 19/04/2024
Como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC
Como limpar seu nome no Serasa, SPC e SCPC em 2024
QuiteJá | 11/04/2024
Como administrar o primeiro salário
QuiteJá | 05/04/2024

Deixe o seu comentário!

Ao informar meus dados, eu aceito receber comunicados e concordo com a Política de Privacidade.

Ir para o Topo