Ó O GÁS! Essas três palavrinhas nos fazem reviver o meme maravilhoso de 2017. E se essa lembrança parece distante, o preço do gás daquele ano também. Com o aumento acentuado, tá todo mundo querendo economizar gás.
Se você nos acompanha com frequência, e esperamos que sim, já deve ter percebido que estamos há algum tempo dando dicas de como economizar em casa. Já rolou dicas para economizar luz, aǵua e também no mercado.
Agora chegou a vez de te contarmos os melhores truques para economizar gás! Vem com a gente descobrir como usar o gás de maneira inteligente e econômica!
Antes de qualquer coisa, precisamos entender quais são as diferenças entre os dois tipos de gás utilizados pela maior parte das pessoas: o gás natural e o gás GLP. Isso é importante para que você possa entender melhor como economizar.
O gás natural é o que conhecemos como gás encanado. Esse tipo é comumente encontrado em condomínios. Esse gás vem da rua, ou seja, nesse caso não é necessário ter um botijão de gás em casa.
Outro ponto favorável do gás natural é que sua composição é mais leve que o ar, fazendo com que em caso de vazamento, ele se dissipe rápido, minimizando o risco de explosões.
O GLP é o que conhecemos como o gás de botijão. Esse, inclusive, é o gás mais utilizado pela população brasileira. A vantagem aqui é que as pessoas podem escolher de qual companhia adquirir um botijão, podendo optar pela mais barata.
Porém, como fica geralmente dentro das cozinhas ou muito próximo das residências, o manejo desse tipo de gás requer bastante atenção para evitar acidentes.
O consumo de gás está relacionado a forma como o utilizamos, e pode variar de acordo com cada pessoa. No entanto, uma coisa é certa: eletrodomésticos mais velhos costumam gastar mais gás.
Se o seu objetivo é economizar, fazer a substituição desses aparelhos por outros mais novos pode ser uma boa. A manutenção também pode ajudar nesses casos.
Porém, outras pequenas ações também podem estar contribuindo para aumentar o consumo de gás por aí, sabia?
Realizar o cozimento de alimentos com a panela destampada é uma delas, já que dessa forma o calor não fica retido e, consequentemente, o cozimento leva mais tempo.
Alimentos muito grandes também demoram a ficar cozidos, picá-los em pedaços menores favorece o cozimento mais rápido. Além de garantir uma boa economia de gás!
A cozinha é um dos locais da casa em que o gás é mais utilizado. E não é para menos, já que boa parte das refeições é feita no fogão. Começando pela dupla mais amada do Brasil, arroz e feijão, e partindo para o forno, aprenda a como economizar gás na cozinha:
A principal dica nesse caso é utilizar a panela de pressão para o cozimento, já que dessa forma acaba sendo bem mais rápido do que em panelas comuns. No entanto, se você já usa a panela de pressão, temos mais um truque que pode ser útil.
Ao cozinhar o feijão, espere a panela pegar pressão e aguarde 10 minutos. Aí vem o truque, depois desse tempo desligue a panela e espere por mais 10 minutos. Prontinho, você terá um feijão cozido e ainda vai economizar gás!
O cozimento do arroz também pode ser mais econômico. Quer ver só? Para economizar gás, siga os passos a seguir:
Essa dica é bastante válida para quem precisa cozinhar e realizar outros afazeres ao mesmo tempo. Se você gostou e quer conferir melhor a receita, assista a esse passo a passo em vídeo.
Uma dica infalível para economizar gás quando utilizar o forno é: não fique abrindo e fechando a porta do forno sem necessidade. Ao evitar esse abre e fecha você garante que o forno irá reter a temperatura necessária para o cozimento e não precisará de mais tempo em atividade.
Outra dica simples é aproveitar as fornadas para assar mais de um tipo de prato. Por exemplo, aproveite que irá assar uma carne e já prepare também legumes. Isso faz com que você utilize seu gás de forma mais inteligente e, claro, econômica.
Para economizar gás encanado é muito importante estar atento à manutenção! Aquecedor, chuveiro e fogão devem estar funcionando de forma correta e sem problemas – isso evita um consumo maior de gás.
As tubulações de gás também precisam ser checadas uma vez ao ano. Isso impede vazamentos de gás e também a obstrução da tubulação.
É recomendado também prestar atenção ao seu consumo. Como exemplo, fique de olho na duração do seu banho. O chuveiro a gás pode ser mais econômico com relação à energia elétrica, mas consome gás.
Um olho no peixe e outro no gato, ou melhor, um olho na manutenção e outro no consumo é a receita certeira para te ajudar a economizar gás encanado!
Gostou das nossas dicas até agora? Pois bem, temos mais 3 que são um bônus que podem fazer muita diferença na sua economia. Bora aprender mais e poupar seu bolso?
Aqui estamos falando dos alimentos que vão ao forno, como carnes e legumes. O papel alumínio é conhecido por diminuir o tempo que os alimentos levam para assar. Ele agiliza o processo, dessa forma acaba sendo o aliado perfeito da sua economia!
Vale lembrar que ao utilizar o papel alumínio no preparo de alimentos deve-se colocar a parte brilhosa virada para o lado da comida, combinado? Assim o calor reflete e a “mágica” do cozimento rápido acontece.
Deixar os grãos de molho é fundamental. Isso vale para praticamente tudo, tá? Desde feijão até outras leguminosas como grão de bico, lentilha e ervilha seca. Ao deixar grãos de molho eles ficam hidratados e o cozimento é muito mais rápido.
E aí, você já pode emendar essa dica com a anterior sobre panela de pressão. Combo perfeito: grãos de molho e cozimento na panela de pressão é igual a menos tempo no fogo e, consequentemente, menos gasto de gás!
Ah, e para você não ter dúvidas quanto ao tempo de molho, vamos deixar uma colinha aqui:
Sabia que uma das táticas para economizar gás é manter portas e janelas fechadas durante o uso do fogão? Pois é, a dica parece simples, mas surte efeito. Isso porque as entradas de ar acabam atrapalhando o desempenho das chamas da boca do fogão.
Se as chamas ficam inconstantes, logo temos mais gasto de gás para finalizar o cozimento, certo? Então, a partir de hoje, bora manter tudo fechadinho para não atrapalhar o andamento das suas refeições – e não pesar no seu bolso!
Viu só como o consumo de gás pode ser reduzido com algumas estratégias? O jeito é criar hábitos mais saudáveis de consumo e prestar atenção nos costumes. Esses dois fatores podem contribuir para economizar gás na sua residência ou empresa.
Agora conta para a gente, você já usa algum truque para economizar gás? Compartilhe nos comentários, vamos gostar de saber!