Chegamos ao período de pagamento da primeira e da segunda parcela do décimo terceiro. Época boa, né?
Sabemos que é inevitável (e tentador) pensar em tudo o que se pode comprar com esse dinheiro extra. Mas, antes de receber as parcelas na conta corrente, separe algum tempo para planejar de que forma você deseja usá-las.
Primeiramente, não importa o tamanho do seu 13º terceiro. Ele é suado, exigiu esforço e você deve pesar, com todo o cuidado, sobre como ele pode servir para pôr ordem em sua vida financeira a curto e longo prazo.
Neste texto temos algumas dicas que podem ser úteis para você na hora de pensar o que fazer com esse din-din. Vamos lá?
O décimo terceiro salário existe desde 1962 e foi criado pela Lei 4.090, que diz que todo empregado tem direito a receber uma gratificação salarial, independentemente do seu salário.
A princípio, essa gratificação era chamada de “Gratificação de Natal“, mas logo ficou conhecida como “13º salário”.
O 13º salário é um direito que assegura que, a cada mês trabalhado, o trabalhador receba um salário extra correspondente a 1/12 do seu salário anual.
Então, se você trabalha com carteira assinada, fique atento ao prazo de pagamento do 13º salário: a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
Temos 4 dicas de como usar o décimo terceiro salário de forma a trazer benefícios para sua vida financeira. Olha só:
Se você tem dívidas com juros altos tirando o seu sono, então o dinheiro do décimo terceiro pode ser uma forma de diminuir esse saldo – e possivelmente pagar a dívida por completo.
É bem provável que as dívidas do cartão de crédito representem as contas com os juros mais altos. Sendo assim, essa é uma boa oportunidade para começar a colocar ordem nas finanças.
Além disso, não tem nada melhor do que deixar de ser inadimplente e pode voltar a aumentar a pontuação do seu score, não é mesmo?
Se ainda não possui uma reserva de emergência, o décimo terceiro pode ser um bom motivo para você fazer isso acontecer.
Geralmente, um fundo de emergência consiste entre três a seis meses de despesas em uma poupança. Mas como assim?
Isso quer dizer que essa conta será o seu porto seguro, sempre que necessário. Por exemplo: perdeu o emprego? Então seu fundo de emergência estará lá para você, até que se recoloque no mercado.
Sabe aquele curso que você sempre quis fazer? Ou aquela habilidade técnica que você precisa desenvolver para o seu trabalho? Usar seu décimo terceiro para isso é uma ótima maneira de investir em seu futuro ou ter um novo passatempo.
Ao aprender uma nova habilidade relacionada à sua profissão, você se mantém atualizado e em melhores condições de conquistar uma melhor vaga de trabalho no futuro.
Ou seja: você transforma seu décimo terceiro em um investimento pessoal que pode render mais dinheiro no momento de uma eventual troca de emprego.
Além disso, habilidades pessoais podem ser uma grande fonte de satisfação na sua vida. Aprender a tocar um instrumento musical ou tornar-se fluente em uma língua estrangeira podem ser ótimas maneiras de se sentir bem consigo mesmo.
Você tem uma “viagem dos sonhos”? Então você também pode usar seu décimo terceiro como um pontapé inicial para esse objetivo.
E, enquanto você planeja as suas férias, guarde esse dinheiro em alguma conta que lhe traga algum rendimento, como poupança ou fundo de investimento de renda fixa. Lembre-se de que o 13º salário é proporcional, por isso, faça planos dentro do seu orçamento!
Mas, se não tiver uma conta dessas, não tem problema nenhum. O importante é guardar e ter a quantia necessária para quando a rotina voltar ao normal.
Com as nossas sugestões ficou bem mais fácil encontrar boas formas de usar seu décimo salário, não é mesmo?
Ah, e não esqueça de se planejar durante todo o ano – não apenas no período do 13º salário, combinado? Manter suas metas e dinheiro dentro de um plano faz com que você consiga atingir seus objetivos com mais facilidade e evita apuros financeiros!
Tem mais uma coisinha: se você decidiu que vai usar esse dinheiro extra para dar um fim às dívidas, pode contar com a gente! Renegociamos pendências com condições exclusivas, vale a pena conferir!