Uma das épocas mais gostosas do ano — e favorita de muita gente — é ela: a festa junina! Mas como discordar? Esse período é recheado de tradições, brincadeiras típicas, músicas animadas e, claro, comidas deliciosas.
Pensando nos amantes de um bom arraiá, reunimos 5 dicas incríveis para você fazer sua própria festa junina em casa, e o melhor de tudo: gastando pouco!
Como montar uma festa junina em casa gastando pouco
Antes de colocar a mão na massa, temos alguns pontos básicos que fazem toda a diferença: quanto você quer gastar, quem vai participar, o que servir e como decorar.
Com um bom planejamento, dá para organizar uma festa junina em casa linda, divertida e econômica. Agora, vamos conferir as dicas que te ajudarão nessa missão?
1. Defina o orçamento e a lista de convidados
O primeiro passo para uma festa junina completa, tradicional e econômica é definir o orçamento.
Você pode montar uma planilha ou escrever em um caderno todos os itens necessários como: decoração, descartáveis (pratos, copos, guardanapos), docinhos típicos (paçoca, pé-de-moleque) e ingredientes para as receitas.
Assim fica mais fácil prever os gastos, comparar preços e economizar na hora das compras!
Além disso, montar uma lista de convidados ajuda a calcular melhor as quantidades, evita desperdícios e possíveis gastos extras.
Leia mais: Como poupar dinheiro: 14 dicas de como economizar

2. Faça sua própria decoração
Convenhamos que a decoração faz toda a diferença em uma festa junina, não é mesmo? Por isso, nossa dica aqui é investir em uma decoração DIY (do it yourself — faça você mesmo).
Você pode fazer suas próprias bandeirinhas, balões e também utilizar materiais recicláveis ou retalhos de tecidos para enfeites. Olha esse exemplo de como fazer um balão:
3. Prepare os quitutes da festa junina
A estrela da festa junina é, sem dúvida, a comida! Mas o destaque fica para a comida caseira, que torna tudo mais especial. Seja um bolo de milho, um arroz carreteiro ou um quentão, colocar a mão na massa (literalmente) é uma forma de economizar e ainda mantém as tradições das festas de São João!
Quais comidas não podem faltar em uma festa junina?
Se você está na dúvida de quais comidas servir em sua festa junina, pode ficar tranquilo que separamos algumas guloseimas que não podem faltar no seu arraiá, são elas:
- Paçoca;
- Pé-de-moleque;
- Bolo de fubá ou de milho;
- Canjica ou arroz-doce;
- Quentão;
- Pipoca;
- Cachorro-quente;
- Pinhão cozido.
Receitas juninas simples e fáceis: dicas da QuiteJá
Agora que você já sabe quais comidas não podem faltar em uma festa junina, vamos aprender algumas delas? Reunimos duas receitas práticas e saborosas e além das sugestões, temos uma surpresa deliciosa em seguida…😉
Bolo de milho
Um clássico junino que agrada a todos e além de delicioso, é simples e fácil de fazer. Confira:
Tempo de preparo: 50 min | Rendimento: 10 porções | Custo médio: R$ 22,60
Ingredientes
- 1 lata de milho escorrida
- 1 lata de açúcar
- 1 lata de leite
- 1/3 lata de óleo
- 3 ovos
- 1 lata de flocão de milho ou fubá
- 1 c. sopa de fermento em pó
- Coco ralado a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador bata o milho (já escorrido), o leite, os ovos, o açúcar, o flocão de milho ou fubá e o coco ralado, caso queira. Bata bem até obter uma massa homogênea e até o milho ficar bem moído.
- Acrescente o fermento e bata mais um pouco apenas para incorporar.
- Em uma forma untada, transfira a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido à 180 °C por 40 minutos, ou até passar no teste do palito e o bolo estiver dourado.
- Espere esfriar, desenforme e aproveite!
Quentão tradicional
Um xodó do inverno e do frio que não pode faltar na sua festa junina!
Tempo de preparo: 40 min | Rendimento: 10 porções | Custo médio: R$ 31,00
Ingredientes
- 1 garrafa de cachaça (600ml)
- 600ml de água
- 500g de açúcar
- Casca de 2 laranjas
- Casca de 1 limão
- 50g de gengibre picado
- 1 maçã grande picada
- Cravo-da-índia a gosto
- Canela em pau a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela grande coloque o açúcar. Quando começar a derreter, junte as cascas de laranja, de limão, o gengibre, o cravo e a canela.
- Deixe caramelizar levemente e em seguida acrescente a cachaça e a água. Cozinhe por 20 a 25 min em fogo médio.
- Filtre, caso queira, e adicione a maçã picada. Mantenha em fogo baixo e sirva!
QUIarraiá: Quitutes pra lá de bão!
Lembra da “surpresa deliciosa” que mencionamos ali em cima? Chegou a hora! Com esse clima de arraiá, preparamos um e-book recheado de receitas para você curtir a sua festa da melhor forma.
Aqui na QuiteJá, festa junina é coisa séria. Todo ano temos um arraiá tradicional no escritório com muitas bandeirinhas, música boa, bingo, um panelão de cachorro-quente feito pela mãe do Rafael – um dos nossos CEOs – e claro, muita risada com todo o time reunido.
A partir dessa tradição surgiu a ideia de montar um e-book repleto de receitas típicas e dicas práticas para te ajudar a organizar a sua própria festa junina em casa. Baixe agora e partiu fazer seu próprio arraiá!

4. Opte por um arraiá colaborativo
Há quem diga que as melhores coisas da vida são compartilhadas, e por isso, outra sugestão para uma festa junina em casa gastando pouco é um arraiá colaborativo.
Peça a seus convidados para que cada um leve um prato típico, uma bebida ou até mesmo algum item decorativo. Desse jeito, o gasto é menor e o evento fica ainda mais acolhedor e repleto de histórias.
5. Separe as melhores músicas de festa junina
Nenhuma festa está completa sem música boa. Sendo assim, crie sua própria playlist com forró, xote, piseiro, baião e clássicos juninos que todo mundo adora.
Você ainda pode usar plataformas de streaming e buscar listas prontas para facilitar. O importante é garantir aquele clima de arraiá no ar! Confira algumas sugestões aqui.
Olha o festerê… É verdade!
Agora é só colocar as dicas em prática e aproveitar o melhor do arraiá sem estourar o orçamento! Com um planejamento e criatividade, dá para fazer uma festa junina inesquecível em casa, gastando pouco e claro, com aquela tradição gostosa.
Dê adeus às dívidas com a QuiteJá!
Nada melhor do que se livrar daquela dívida que atrasa sua vida, né? Para isso, a QuiteJá está aqui para te ajudar a retomar o controle da sua vida financeira com segurança e respeito à sua privacidade!
Consulte seu CPF em nosso site e confira agora mesmo os acordos disponíveis para você!