O pagamento por aproximação é uma inovação que surgiu para simplificar e levar mais praticidade à vida das pessoas. Esse é um método de pagamento que vem se popularizando no Brasil.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no terceiro trimestre de 2023, o uso de pagamento por aproximação cresceu 66,3% em comparação ao mesmo período de 2022. E a tendência é que esse formato de pagamento movimente ainda mais o mercado em 2024 e nos próximos anos.
Contudo, assim como qualquer outra inovação, é natural que haja dúvidas acerca de como funciona ou sobre a segurança dos pagamentos feitos por aproximação.
Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você entenda como funciona o pagamento por aproximação e saiba como pagar usando essa tecnologia com segurança.
O pagamento por aproximação é um recurso que permite aos usuários realizar pagamentos sem inserir cartão ou seus dados em maquininhas.
Basicamente, ele funciona usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita a transferência de dados entre dispositivos a curtas distâncias. Ou seja, basta aproximar o cartão de crédito com tecnologia contactless da maquininha para efetivar o pagamento.
Além do cartão, outros dispositivos também possibilitam o pagamento por aproximação. É o caso de celulares, pulseiras ou relógios, por exemplo. Mas, para que esse método de
pagamento funcione, é necessário que os dispositivos envolvidos na transação contenham a tecnologia NFC.
Manter a segurança dos dados em transações financeiras é sempre uma preocupação, não é mesmo? E com o pagamento por aproximação não é diferente!
Porém, efetuar pagamentos usando o método de aproximação vem se mostrando uma alternativa mais confiável em comparação a outras formas convencionais de pagamento.
Ao efetuar transações por aproximação, os dados são transmitidos por radiofrequência entre os dispositivos. Assim, você não precisa inserir qualquer senha ou informação pessoal, aumentando a segurança em pagamentos.
Além disso, os dispositivos com tecnologia contactless também contam com sistemas de criptografia de dados. Isto, por sua vez, dificulta a interceptação e decodificação de dados por terceiros.
Nesse método existe ainda uma limitação no valor de pagamentos. Ou seja, na maioria dos casos, são permitidas transações por aproximação no valor de até R$200,00. Para valores superiores a este, é preciso efetuar a digitação da senha.
Usar pagamento por aproximação é mais seguro do que muitos outros formatos de pagamento. Mas, como segurança nunca é demais, sobretudo se tratando de transações financeiras, abaixo separamos algumas dicas para quando usar a tecnologia de aproximação.
A maioria dos cartões de crédito atuais já vem com a opção para pagamento por aproximação habilitada. Desse modo, uma dica para reforçar a segurança quanto ao uso dessa tecnologia é desabilitar a função e só ativá-la quando for efetuar algum pagamento.
Para desabilitar o pagamento por aproximação, basta acessar o aplicativo do banco e ir em Cartões > Bloqueios > Senhas > Compras por aproximação.
No pagamento por aproximação, as transações são dinâmicas e muitas vezes confirmadas em poucos segundos.
Então, para evitar o pagamento de valores indevidos, o mais indicado é conferir o valor presente na maquininha antes de aproximar o cartão para efetivar o pagamento.
Com a possibilidade de pagamento por aproximação, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu cartão pode usá-lo indevidamente. Contudo, existem algumas formas de evitar que isso aconteça.
Uma delas é ativar suas notificações. Assim, você saberá quando compras suspeitas foram feitas com seu cartão. E terá tempo hábil para bloquear o dispositivo, bem como tomar as providências necessárias, minimizando seus prejuízos.
Não há dúvidas de que o pagamento por aproximação é uma opção prática e segura para se ter no dia a dia. Entretanto com a praticidade que essa inovação oferece, fazer transações financeiras sem manter o controle necessário pode ser algo perigoso. Afinal, as dívidas podem se acumular e acabar colocando você no grupo de inadimplentes.
Para evitar isso, é fundamental saber como usar essa tecnologia a seu favor, mas com consciência financeira.
Inclusive, se você possui dívidas em aberto, conte com a QuiteJá! Somos uma empresa que intermedia as negociações de pendências financeiras, garantindo as melhores ofertas de pagamento e prazos. Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar!