Com as facilidades trazidas pela internet, hoje em dia é possível resolver quase tudo de forma online. Você pode fazer compras, pagar contas, bem como realizar transferências e outras transações financeiras usando apps de banco.
Agora, imagine toda essa facilidade de acesso a sua conta bancária caindo nas mãos erradas porque seu smartphone foi roubado. É algo que assusta só de pensar, não é mesmo?
Pois saiba que essa possibilidade existe e pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com você. Por isso, buscar maneiras de tornar os apps de banco que usa mais seguros é fundamental.
Ainda não sabe como reforçar a segurança dos aplicativos de banco presentes no seu Android? Não se preocupe! Nesse artigo, separamos algumas dicas e orientações sobre como proteger seus apps e garantir a segurança de seus dados. Confira!
Adotar medidas que reforcem a segurança no uso de aplicativos bancários em celulares nunca foi tão importante como é hoje em dia. Afinal, casos de roubos envolvendo esses dispositivos são cada vez mais comuns na atualidade.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve, só em 2022, cerca de 1 milhão de ocorrências de roubos e furtos de celulares, um aumento de 16,6% se comparado ao ano anterior. Ou seja, em média, foram levados 2.738 aparelhos de celular por dia no país.
Esse é um dado preocupante que só reforça a importância de adotar medidas de segurança ao usar apps bancários no celular.
Isso porque, nesses aplicativos estão presentes muitos dados sensíveis vinculados à sua vida financeira. Então, uma vez que seu aparelho fique vulnerável e acessível a qualquer pessoa, isso pode se tornar um problema.
Pessoas mal-intencionadas podem ter acesso aos seus dados e fazer transferências ou mesmo compras em seu nome indevidamente.
Além disso, a falta de proteção no uso de apps de banco no celular também expõe seus hábitos de consumo para terceiros. Algo que certamente deixa você exposto a várias outras situações perigosas, como extravio de informações e golpes online.
Em situações como essas, o banco até pode ajudar você providenciando o bloqueio temporário da conta. Mas, isso não vai lhe poupar de ficar suscetível a possíveis prejuízos financeiros.
Então, a melhor forma de evitar que esse problema aconteça, é buscando maneiras de reforçar a segurança no uso desses aplicativos em seu Android.
No geral, existem várias maneiras de evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a seus dados em apps de banco. Abaixo, vamos compartilhar alguns métodos de segurança efetivos que você pode adotar para proteger suas informações.
Comprou um celular novo? Então, as medidas para usar apps de banco com segurança começam a partir desse momento.
Ou seja, a primeira coisa que se deve fazer ao adquirir um novo aparelho é cadastrar uma senha de bloqueio. Desse modo, caso seu dispositivo seja roubado, a senha atuará como uma camada extra de segurança. E isso dificultará o acesso aos dados e aplicativos presentes no seu Android.
Procure criar uma senha que seja forte, mas que também consiga lembrar com facilidade quando preciso. Além disso, para desbloqueio, dê preferência em usar senha numérica, pois as de biometria e identificação facial nesse caso são mais vulneráveis.
Você sabia que tem como esconder aplicativos no seu celular e mantê-los longe do acesso de terceiros? Pois é, e fazer isso é muito simples!
Em dispositivos Android, basta criar uma pasta com acesso por senha para armazenar os arquivos e apps que deseja manter em segurança. Assim, somente você como usuário terá como visualizar o conteúdo presente na pasta, aumentando a segurança no uso de apps de banco no seu celular.
Essa é uma configuração presente no celular que também serve como uma aliada para manter seu dispositivo e apps em segurança.
Isso porque ao acionar esse recurso, você mantém somente um aplicativo habilitado na tela do seu aparelho. Os demais ficarão bloqueados, impossibilitando o seu acesso por terceiros.
Para ativar o fixador de tela é simples. Basta ir na tela que deseja fixar, deslizar para cima até o meio da tela, mantendo-a pressionada. Em seguida, na parte superior da imagem clique no ícone do app e por fim clique em Fixar.
Ao criar uma senha de acesso para os apps de banco, normalmente você precisa registrar um e-mail de recuperação de senha. Nesse momento, evite registrar e-mails que estejam sempre logados no seu dispositivo.
Procure utilizar um e-mail único que seja útil apenas para esse tipo de situação. Assim, caso seu celular seja roubado ou furtado, pessoas mal-intencionadas não terão acesso ao seu e-mail de recuperação pelo celular. E, então, você poderá trocar sua senha de acesso sem maiores problemas.
E aí, o que achou das nossas dicas? Agora que já sabe como fazer para proteger seus dados e apps de banco, aplique as dicas acima e reforce a segurança em suas contas.
⭐ Vale lembrar que sempre que você precisar negociar uma dívida, pode contar com a gente, viu? Em nosso site, é possível conferir ofertas exclusivas de renegociação – muitas vezes com descontos, parcelamentos e juros zero!