Quer dar o próximo passo na relação e “juntar as escovas de dentes”, mas tem medo de se endividar com o casamento? Acredite, esse é um medo que muitos casais compartilham. Contudo, ainda que esse momento tão especial envolva muitas despesas, saiba que existem maneiras de realizar um casamento barato.
E o mais importante, sem deixar de lado toda a beleza, elegância e estilo que esse tipo de celebração merece.
Muitas pessoas acham que não há como realizar o sonho de casar sem se endividar, o que é um erro. Fazendo um bom planejamento financeiro e adotando as estratégias certas, dá para fazer o seu grande dia ser impecável e ainda caber no seu orçamento. Quer saber como?
Então continue lendo e confira a seguir algumas dicas sobre como realizar um casamento barato e não se endividar com seu grande dia!
Se você quer garantir um casamento barato, o melhor mês para isso é junho. Apesar de ser o mês dos namorados, a procura por esse tipo de evento é menor.
Isso porque, o inverno é a estação predominante nessa época do ano e ele acaba desencorajando muitos casais a dar o tão esperado “sim”. Por isso, essa pode ser a sua chance de economizar dinheiro com o casamento.
Inclusive, uma boa dica para realizar casamento nesse mês é promover o evento em ambientes internos. Com uma boa decoração e a animação dos convidados sem dúvida o grande dia será um sucesso.
Um casamento barato não é feito da noite para o dia. Na verdade, ele exige MUITO planejamento.
Sabendo disso, abaixo preparamos um checklist com tudo o que é indispensável para planejar com antecedência um casamento mais em conta. Confira!
Esses são dois itens de peso que podem encarecer ou baratear os custos do casamento. Como nesse caso a intenção é economizar, opte por datas que não são tão disputadas, bem como por locais mais acessíveis.
Escolher uma data no meio da semana é uma boa alternativa. Além disso, locais abertos também são melhores escolhas para quem quer economizar com casamento. Afinal, a paisagem natural por si só ajudará a economizar com decoração.
Mas tenha o cuidado de verificar se o espaço não exige autorização prévia!
O formato coquetel pode ser uma boa alternativa para quem deseja um casamento barato. Ele é menos custoso que o jantar, e também traz um ar mais intimista para o evento.
Quem não gosta de um docinho de casamento não é mesmo? Então que tal mandar um pequeno kit como lembrancinha? Você mesmo pode fazer os quitutes para que os convidados se deliciem depois.
Flores tendem a ser mais caras, principalmente dependendo da época do ano. Além disso, elas são mais delicadas, o que eleva o preço de transporte e decoração.
Por isso, uma boa alternativa é optar por folhagens na decoração. É uma opção mais acessível e que também dará um toque natural ao casamento.
Muita gente esquece dos profissionais da região, como boleiras, cabelereiras, doceiras e etc. Fornecedores com nomes de destaque no ramo de casamentos podem elevar os custos do evento.
Então que tal aproveitar e valorizar os pequenos empreendedores de onde você mora? Faça uma lista com os melhores fornecedores locais. E selecione aqueles que melhor atendam às necessidades do seu casamento e, de quebra, consigam dar algum descontinho especial.
Além do checklist acima, também separamos algumas ideias que também podem te ajudar a reduzir os custos da sua cerimônia. Confira!
Reutilizar e reciclar materiais pode te ajudar a criar uma decoração incrível, mas gastando pouco. Você pode, por exemplo, utilizar garrafas vazias decoradas para criar os arranjos das mesas.
Opte por uma vibe mais minimalista, com elementos chaves para a sua decoração. Além de gastar menos, você ainda irá garantir um lindo visual clean para o seu evento.
Chame apenas quem realmente teve grande importância na sua vida e do cônjuge. Não convide as pessoas “por tabela”. Convidados sobrando não irão agregar em nada na celebração. E ainda irão dificultar sua missão de realizar um casamento barato.
Solte a sua criatividade! Pense em lugares alternativos, como parques e praias, ou então quem sabe fazer a cerimônia em casa, com uma vibe mais intimista.
Na hora de economizar, a criatividade sem dúvida será sua grande aliada para definir os detalhes do casamento gastando pouco.
A internet tem uma grande gama de ferramentas e soluções para quem deseja casamento barato. Você pode, por exemplo, mandar convites digitais ao invés de gastar grandes quantias nas versões impressas.
Outra alternativa é transmitir o evento para os convidados que não estiverem na lista.
Casamentos de pequeno tamanho também são ótimos para economizar. Eles consistem em pequenas celebrações com até 50 convidados e vem, sobretudo, com uma proposta mais simplista.
Sem megafesta ou então decoração de gala, o foco são realmente os noivos.
Colocar a mão na massa também pode ser uma boa alternativa. Fazer os convites, ou então as lembrancinhas, por exemplo, pode reduzir e muito os custos do casamento.
Inclusive, há quem também faça os docinhos da festa! Então não deixe de pensar em tudo que você pode fazer por conta própria.
Um ponto importante que pode ajudar na conquista do casamento barato é ter outras contas em dia. Assim você não precisa se preocupar com várias dívidas ao mesmo tempo e pode focar apneas no seu grande momento.
Para isso, a QuiteJá pode te ajudar com a renegociação de pendências em atraso. Acesse nosso site e confira as opções disponíveis para o seu nome. É fácil, rápido e 100% online!
Garantir o “felizes para sempre” não precisa ser sinônimo de endividamento. Com planejamento, pesquisa e organização, é possível realizar uma cerimônia dos sonhos.
Agora que você já sabe como fazer um casamento barato, mas sem abrir mão de todos os detalhes tão sonhados, não deixe de colocar as dicas acima em prática!