Se “algum lugar bonito pra viver em paz, onde eu possa encontrar a natureza, alegria e felicidade com certeza” é a sua definição de férias perfeitas, vem com a gente descobrir como viajar de graça e ter o seu momento de descanso!
A canção de Erasmo e Roberto Carlos traduz bem o conceito do que seriam férias perfeitas, não é mesmo? E, se tratando de descansar, quanto mais mordomia melhor, certo? Por isso, vem conferir como ter o custo de zero reais ao viajar!
Sim, é possível viajar de graça – tanto de avião, quanto de ônibus! Isso parece até mentira de tão bom, né? Mas existem algumas formas de viajar de graça sim, neste conteúdo vamos te contar detalhadamente sobre todas elas. Vamos lá?
Existem três grupos de pessoas que podem viajar de graça de ônibus: jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, idosos de baixa renda com mais de 60 anos e portadores de deficiências.
Para os jovens é necessário ter o ID Jovem, ou Identidade Jovem. Esse documento garante acesso a meia entrada em eventos artísticos, esportivos e culturais, além de possibilitar viagens interestaduais gratuitas. Todos esses direitos estão assegurados pelo Decreto n 8.537/2015.
Para solicitar o ID Jovem é preciso corresponder a alguns requisitos:
Já para os idosos, por lei, as viações devem oferecer duas vagas gratuitas nos veículos e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota. Para garantir esse benefício é necessário ter a “carteirinha do idoso”. Logo mais vamos explicar como emitir esse documento.
Os portadores de deficiências têm acesso ao Passe Livre, este benefício garante a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, assim como de barco e de trem.
Se enquadram neste programa as pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia. É necessário também comprovar a renda mensal de até um salário mínimo por pessoa da família.
Para ter mais informações sobre como solicitar o Passe Livre, acesse o Portal da Infraestrutura do Governo Federal.
E viajar de avião na faixa, já pensou? Temos dicas que podem te ajudar a conseguir um voo de graça! Não tem como recusar uma oferta dessas, né? Então chega junto pra saber mais!
Já pensou em viajar juntinho com a Força Aérea Brasileira? Sim, você pode! Alguns assentos são oferecidos à população brasileira quando há espaço vago nas aeronaves e o melhor de tudo: é de graça!
Sempre que um voo oficial levando equipes, soldados ou equipamentos tem lugares vagos, eles podem ser ocupados por cidadãos. Porém, é preciso ficar atento porque existe todo um procedimento a ser seguido para garantir essa “caroninha”.
A primeira coisa que você precisa saber sobre como viajar de graça com a FAB: é necessário estar em um das cidades que têm uma Base da Força Aérea Brasileira. Você pode conferir a lista de municípios aqui.
Para dar início aos procedimentos é preciso comparecer à Base da Força Aérea e procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN). Lá você fará o seu cadastro, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Importante: assim como você só pode voar de um lugar que tenha uma Base da Força Aérea, o seu destino também precisa ser uma cidade que possua uma Base da Força Aérea. Combinado?
Com o seu cadastro e inscrição feitos, você precisa ficar de olho na sua caixa de e-mails, pois é por lá que vão te avisar sobre possíveis vagas. Não existe um dia ou horário pré-determinado, por isso, para usar essa opção de viagem de graça é preciso ter disponibilidade para voar a qualquer momento!
Ah, e tem mais uma info importante: a inscrição tem validade de 10 dias, expirando esse período é necessário se inscrever novamente.
As milhas aéreas são pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas. A boa notícia é que todas as companhias aéreas possuem um programa de milhas, ou seja, você pode viajar para qualquer lugar!
Ok, mas como você vai acumular milhas? As duas formas mais comuns são: utilizando seu cartão de crédito e transformando os pontos gerados em milhas ou então viajando pelas companhias aéreas e acumulando milhas.
Vale mencionar que cada empresa tem suas particularidades em relação às milhas, por isso, é importante checar na companhia aérea de sua preferência como essa pontuação funciona.
Você tem vontade de conhecer outros países e culturas? Quem não, não é mesmo? O bom é que também existem formas de viajar pelo mundão a fora sem pagar passagem.
Vem com a gente descobrir mais 3 formas de viajar de graça, dessa vez internacionalmente – chique demais!
Conhecer o mundo e desbravar os sete mares, já pensou? Pois é, muitas companhias de viagem de cruzeiros têm itinerários que navegam por diversos países e quem trabalha a bordo desses navios pode desfrutar da estadia em lugares diferentes.
Claro que para trabalhar em um cruzeiro é preciso passar por um processo seletivo e também estar disposto a viver boa parte dos dias em alto mar. Porém, essa é uma das formas de viajar de graça e trabalhar ao mesmo tempo.
Esse serviço com nome inglês significa “realocar um carro”. Sabe quando alguém aluga um carro para ir de um estado a outro, por exemplo? Fora do Brasil o serviço de aluguel de carros é bem mais forte e o relocation car significa levar um carro alugado de volta a cidade de onde ele foi alugado.
Esse esquema é mais ou menos parecido com o do cruzeiro: você é pago para viajar. Nesse caso, muitas vezes é preciso atravessar estados e dessa forma, conforme viaja para realizar a devolução do carro, você pode ir conhecer muitas cidades diferentes.
Para poder se beneficiar dessa opção é preciso já estar fora do Brasil.
Novamente as milhas aéreas aparecem como opção, e elas também valem para viagens internacionais! Claro, depende bastante de quantas milhas você acumulou e como o seu programa de pontos funciona.
Por isso, é bom sempre ficar de olho nos seus gastos com cartão de crédito, vai que numas dessas você pode desbravar terras estrangeiras?
Como já mencionamos, idosos com idade a partir de 60 anos também têm a opção de viajar de graça. Assegurado pelo Estatuto do Idoso na Lei nº 10.741/03, idosos têm gratuidade ou desconto ao comprar passagens rodoviárias interestaduais.
Para emitir a carteirinha de idoso é necessário ser inscrito no CAD – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A solicitação pode ser feita gratuitamente em qualquer CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
Para emitir a carteirinha é necessário ter o NIS (Número de Inscrição Social – gerado pelo Cadastro Único). Além da comprovação de renda de até dois salários mínimos. Idosos que não têm como comprovar a renda podem recorrer a Carteira da Pessoa Idosa do Ministério da Cidadania.
Com as nossas dicas ficou bem mais fácil viajar economizando, não é mesmo? Agora você já pode começar a planejar sua próxima aventura! Ah, só não esqueça de seguir todos os passos indicados aqui para que tudo saia certinho, combinado?
Se você quiser aproveitar e também mandar as dívidas de férias (para sempre), acesse nosso site! Lá você encontra condições especiais de negociação com mais de 10 credores!
Siga nossas dicas, prepare as malas e boa viagem!