Você pagou um boleto online, pediu uma segunda via ou recebeu ele por correspondência, mas percebeu tarde demais que era um golpe do boleto falso?
Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o boleto bancário é a forma de pagamento utilizada por 75% dos brasileiros.
Apesar do investimento alto na segurança dessa operação financeira e na obrigatoriedade do registro dos boletos, existem pessoas maldosas por aí querendo te passar a perna.
Se isso aconteceu com você, respira fundo, vamos te orientar como agir da melhor forma possível e tentar recuperar esse dinheiro.
Quanto antes você descobrir sobre o golpe, melhores são as chances de reverter a situação. Notou algo estranho após o pagamento? Estas são as 3 principais providências que você precisa tomar quando pagar um boleto fraudado:
A primeira providência é informar o banco no qual você fez o pagamento sobre a fraude.
Como a compensação de um boleto bancário pode demorar até 3 dias úteis, é possível que seu gerente ou um atendente possa cancelar a transferência do dinheiro se ela ainda estiver pendente.
Em seguida, comunique o serviço de atendimento ao cliente do banco destinatário sobre o possível golpe, eles podem fazer um bloqueio preventivo dos valores antes que o golpista ponha as mãos neles.
Cuidado! Muitos golpistas manipulam o boleto para que apareça a imagem de um banco, mas os três primeiros dígitos do boleto se referem a outro.
O banco que você precisa entrar em contato é o identificado no começo do código de barras. Com uma pesquisa na internet você descobre rapidamente a qual instituição pertencem os três dígitos.
Fazer um registro policial é importante para te ajudar a recuperar o dinheiro. Por isso, leve todos os documentos, como o boleto utilizado e o comprovante do pagamento, e faça o boletim de ocorrência.
O B.O. também é fundamental no caso da conta bancária utilizada para o golpe ser laranja, ou seja, ter sido criado com o CPF ou CNPJ de um terceiro. Assim a polícia pode abrir um inquérito para investigar a conta.
O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor afirma o seguinte:
“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.”
Ou seja, o banco ou a loja, como emissores do boleto, são responsáveis por oferecer um ambiente seguro para transações financeiras.
Por isso acabam sendo culpados pela falha na prestação de serviço e deverão ressarcir o valor pago no boleto falso, fora em casos em que é provado que a culpa foi exclusiva do consumidor ou de terceiros.
Para recuperar seu dinheiro, identifique qual instituição financeira permitiu a adulteração. A primeira coisa que você poderá fazer é um pedido amigável de ressarcimento.
Se o banco ou a loja se recusarem a devolver o dinheiro, sua segunda opção é fazer uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça.
Uma última alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível para conseguir o estorno do valor e uma possível indenização por danos morais e materiais devido à fraude.
Se você caiu no golpe do boleto falso, deve estar querendo saber como não cair nessa fraude de novo.
A principal dica é sempre conferir muito bem todos os dados do boleto e desconfiar de mensagens suspeitas por SMS, Whatsapp, redes sociais e e-mail pedindo o pagamento de algum boleto.
Mas se você quer ficar realmente protegido contra esse golpe, nós temos um texto com 13 dicas de como evitar pagar um boleto falso.
Os três primeiros dígitos do código de barras identificam o banco emissor do boleto. Você pode consultar a lista de códigos de bancos brasileiros neste link.
Boletos fraudados podem conter dados incorretos ou com erros ortográficos sobre o beneficiário do boleto.
Boletos falsos podem ter valores diferentes do valor a ser pago. No campo “valor do documento”, verifique se o valor a ser cobrado está de acordo com os dígitos finais do código de barras. Exemplo: se o valor do boleto é 1.450,00R$, o código terminará em 145000.
Em vez de usar a opção de linha digitável do código de barras, prefira a opção de escaneamento no smartphone ou caixa eletrônico. Boletos falsos podem apresentar erros na leitura do código de barras.
Existem outros problemas com pagamento de um boleto bancário que podem precisar de devolução do dinheiro. Saiba como agir em cada caso.
Se você acabou pagando um boleto errado sem querer, tente resolver o problema o quanto antes, pois se o pagamento já tiver sido concluído, será mais difícil pedir o cancelamento e estorno.
Porém, se ele estiver em análise, entre em contato com a empresa recebedora e seu banco para pedir o cancelamento. E caso você tenha apenas agendado o pagamento, é possível interromper o pagamento no próprio internet banking ou entrando em contato com o banco.
Em caso de pagamento de boleto em duplicidade, o próprio beneficiário pode reconhecer o pagamento duplo e fazer o estorno automático do valor.
Se isso não acontecer e os dois pagamentos forem efetivados, é preciso entrar em contato com quem recebeu o dinheiro para solicitar a devolução do dinheiro.
Quando falamos de negociação de dívidas, sabemos que os golpes do boleto falso são frequentes, por isso parte da missão da QuiteJá é te ensinar como se prevenir dessa fraude e o que fazer caso você caia nessa cilada.
Pagar um boleto falso nem sempre significa dinheiro perdido. Com nossos conselhos, é possível tentar recuperar esse dinheiro e até ser indenizado se for o caso. Lembrando que é importante descobrir o quanto antes o que aconteceu para não correr o risco de sair no prejuízo.
Então, entrei no site do Santander, e entrei em quitação de veículos, comecei então fazer a negociação onde me enviaram todos os dados meus, inclusive com a marca do carro e placa. Aí me enviaram um boleto com o primeiro número de identificação 033que seria do Santander. Então achei que estava tudo certo e fiz a transferência do valor. Passou algumas horas fui ver a conta de quem recebeu era do Bradesco. Aí chamei a pessoa novamente, ela me disse , que como passei pelo jurídico, o pagamento iria pra outra agência. Só que infelizmente eu já tinha feito o pagamento.
Olá, Rogério! Sentimos muito que você tenha passado por isso. 🙁
Boa noite estou descepisionada com o banco mandaram um boleto falso tive que pagar novamente o valor foi 560 ninguém orienta oque devo fazer valor
Olá, Raquel! Sentimos muito que isso tenha acontecido com você. Caso não consiga estornar o valor junto ao banco ou à empresa , é possível tentar uma ação judicial. No entanto, o ressarcimento irá depender da decisão da justiça.
PAGUEI UM BOLETO DO BV ERA PARA SER UAM KITAÇÃO DE UM CARRO E DESCOBRI QUE O BOLETO ERA FALSO E NAO SEI O QUE FAZER JA LIGUEI LA JA MANDEI MENSAGEM PARA O NUMERO QUE ACHEI QUE ERA DA EQUIPE DELES QUE ERA ESTE O ZAP QUE ME PASSSARAM O BOLETO FALSO 01196414-4714 ACHO QUE CAI NUM GOLPE O VALOR ERA DE 5000 ..SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR
Olá, Ricardo! Sentimos muito que isso tenha acontecido com você. Caso não consiga estornar o valor junto ao banco ou à empresa, é possível tentar uma ação judicial. No entanto, o ressarcimento irá depender da decisão da justiça.
Eu também paguei um boleto fraudado oque faço para recuperar o dinheiro de volta
Olá, Walister! Sentimos muito que isso tenha acontecido com você. Caso não consiga estornar o valor junto ao banco ou à empresa, é possível tentar uma ação judicial. No entanto, o ressarcimento irá depender da decisão da justiça.
Fiz o pagamento de um boleto num site q diz ser da magalu, mal paguei o boleto e a loja saiu do ar, entrei em contato com o banco pra bloquear a transação e me mandaram ir a uma agência onde acho agência Bradesco aberta a essa hora em plena sexta feira no rio de janeiro
Oi, Maria! Sinto muito que você tenha passado por isso, esperamos que tenha consigo resolver esse problema! 😉
Ola boa noite cair no golpe de uma bolero sa claro residêncial,entraram em contato comigo por telefone e me ofertaram uma proposta de pagamento pela meu boleto em aberto,so que nao momento da negociação eu havia informado que nao daria pra pagar imediato,entao eles colocaram o boleto para uma data pra frente,ai efetue o pagamento no dia do vencimento que eles me mandaram e fiquei aguardando a baixa de pagamento,so que fui consultar minha faura oline e vi que não havia baixado aquele boleto do mês.entao fique revoltada e ligue na claro,so que me informe que nao constava informações sobre aquele acordo feito,reclamei com os atendentes da claro sobre meu dados pessoais como eles poderia ter passado pra um desconhecido uma empresa de fraudes,ai voces ja sabe eles me pediram pra mandar boleto ,comprovante de pagamento para analise,mais até então até hoje nao resolveram nada.o que eu devo fazer
Oi, Karen! Sentimos muito que você tenha passado por essa situação. Recomendamos que você procure o PROCON da sua cidade para tentar resolver essa situação.
No site consumidor.gov.br ajuda a recuperar o dinheiro pago pelo boleto fraudado?
Oi, Rivadavia! Tudo bem? Não podemos garantir que seu problema com o boleto falso será atendido. No entanto, há uma boa possibilidade de que você tenha um apoio ao utilizar esse canal.
me chamo Rayane, paguei um boleto e ele era falso, como faco me ajudem ?
Olá, Rayana! Para recuperar seu dinheiro, identifique qual instituição financeira permitiu a adulteração. A primeira coisa que você poderá fazer é um pedido amigável de ressarcimento. Se o banco ou a loja se recusarem a devolver o dinheiro, sua segunda opção é fazer uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça. Uma última alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível.
Fiz um pagamento de valor alto quitação de financiamento de automóvel, em nome da aymore financiamentos, pós pagamento começou a ser cobrado outros valores para baixa. Então desconfiei Fiz b.o e procedimentos legais e encaminhei ao banco para bloquear a transação.
Bom dia comprei uma geladeira site lojas americanas pedi boleto paguei $990reais não tenho produto tenho número de pedido CNPJ e da americanas nada de produto meu zap 11 998717246 me ajuda
Olá, Paulo! Para recuperar seu dinheiro, identifique qual instituição financeira permitiu a adulteração. A primeira coisa que você poderá fazer é um pedido amigável de ressarcimento. Se o banco ou a loja se recusarem a devolver o dinheiro, sua segunda opção é fazer uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça. Uma última alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível.
Tb cai no golpe do boleto e tb era pra ser para a BV e também só descobri tarde demais quando a BV me cobrou novamente, e sim, entrei em contato com o favorecido que reconheceu a procedência e o banco disse que devolve se o favorecido fizer o estorno do valor, por fim, o favorecido não fez nada de estorno o banco não tem como pagar e eu fiz BO porque o site que me direcionou ao golpe foi da BV, tenho tudo registrado inclusive os e mails da Neon Pagamentos SA a favorecida e do Nubank pelo qual fiz o pagamento. Acredito que perdi o dinheiro, porém vou continuar com o processo e hj mesmo tenho consulta com o advogado, pois estou tendo prejuízos e constrangimentos.
Boa tarde preciso de uma orientações, paguei um boleto falso da Unimed e agora a Unimed falou pra mim que eu devo pagar de novo pois foi confirmado e ela não pode fazer nada. Como posso proceder
Olá, Claudia Camila! Nesse caso, sugerimos que você realize uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça. Outra alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível.
Eu paguei um boleto mais era golpe
Olá, Rosangela! Sentimos muito por isso ):
Paguei um boleto falso oque fazer preciso de ajuda
Olá, Márcia! Nesse caso, sugerimos que você realize uma reclamação no Procon do seu estado ou no consumidor.gov.br do Ministério da Justiça. Outra alternativa é entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Cível.