Muitas pessoas gostam de curtir uma viagem de férias e não podemos julgá-las, certo? Afinal, nada melhor do que conhecer novos lugares, ter novas experiências e ainda dar uma boa relaxada.
Mas para que as férias sejam tão relaxantes quanto o esperado, é preciso dar uma atenção especial às finanças. Até porque aqui temos o lema: férias sim, prejuízo não!
Para não ter problemas com a fatura quilométrica do cartão de crédito, boletos infinitos e o cheque especial lá nas alturas, acompanhe nossas dicas que vão te ajudar a economizar tanto antes quanto durante sua viagem de férias. Vamos lá!
Como dizem por aí “vamos começar pelo começo”. Para que as suas férias saiam como o esperado, é preciso seguir alguns passos essenciais.
Esses pontos servem para todo e qualquer tipo de viagem, então fique a vontade para salvar esse conteúdo e usá-lo sempre que começar a planejar uma viagem de férias.
Explore seu estado para economizar! Viagens para cidades perto de onde se reside costuma ser um bom negócio quando se trata de economia. Sempre tem uma praia pertinho, um lugar com montanhas ou até mesmo um parque aquático.
Outro fator que ajuda na economia é, independente do destino, procurar por atrações gratuitas. Muitos museus e parques não cobram entrada. Assim você pode conhecer novos lugares sem precisar gastar muito.
Nessa hora a internet é a sua grande aliada. Use o Google e o Youtube para encontrar blogs e canais especializados em viagens com dicas do lugar para onde você irá.
Aproveite também para buscar nas redes sociais pessoas que já tiveram experiências com as atividades que você quer fazer e avalie se o passeio desejado deverá entrar no seu roteiro.
Com essas informações em mãos, feche seu roteiro.
Outro ponto em que a internet pode te ajudar é com relação às passagens e hospedagem. Sites como o Skyscanner, Rodoviária online e Booking te ajudam a escolher qual o melhor meio de transporte e qual o melhor lugar para se hospedar.
Emergências podem acontecer a qualquer momento, não é mesmo? Isso não é diferente em viagens. Por isso, ter um dinheiro reservado para situações inesperadas é essencial.
Essa graninha extra serve principalmente para questões relacionadas à saúde e à mobilidade. Ninguém quer se machucar ou ficar doente em uma viagem, mas pode acontecer.
Da mesma forma, ter um voo cancelado ou perder o horário de um embarque pode acabar complicando sua vida.
Para que esses imprevistos não sejam o motivo da alegria das suas férias ir por água abaixo, prepare seu bolso.
E claro, se você vai viajar com crianças, esse tópico deve ser levado mais a sério ainda. Afinal, os pequeninos são mais propícios a tombos e machucados. E estar financeiramente preparado para isso é fundamental.
Organize-se com a sazonalidade a favor do seu bolso. Com um pouco de planejamento, você garante preços mais baixos e menos turistas disputando espaços em museus, parques e atrações.
E os valores mais baixos valem tanto para as passagens, quanto para alimentação, estadia e passeios.
No entanto, vale sempre ficar de olho e pesquisar se realmente a cidade que você deseja visitar está na baixa temporada. Isso porque nem sempre a baixa temporada é a mesma para todos os lugares – especialmente quando falamos em destinos internacionais.
Além de diárias mais econômicas quando comparadas com a de hotéis e AirBnB, por exemplo, os hostels apresentam diferenciais únicos.
Esse tipo de acomodação oferece uma atmosfera autêntica e para todos os gostos: hostels de festas, relaxantes, exóticos e por aí vai.
As vantagens vão desde áreas comuns onde pessoas se encontram para compartilhar transportes, passeios, jantares ou atrações turísticas até a troca de experiências com pessoas de todas as partes do mundo.
O site Hostelworld é um dos mais usados por viajantes que buscam por hostels. No site é possível buscar e reservar acomodações baratas e com boas classificações por todo o mundo.
Essa dica é especial para os viajantes internacionais! Cada país tem um processo diferente mas, de maneira geral, você pode receber de volta parte do dinheiro que gastou em compras.
A primeira coisa a fazer é procurar por lojas “Tax Free”. Essa identificação significa que os produtos desse estabelecimento estão isentos de impostos. Alguns exigirão uma compra mínima e você, geralmente, precisará apresentar o passaporte no caixa.
Uma vez no aeroporto, antes de fazer o check-in, apresente-se no estande da declaração de impostos para concluir o processo.
Brincadeiras à parte, o que sugerimos aqui é que você use suas habilidades na cozinha para preparar algumas refeições. Isso ajuda a economizar com alimentação.
Outra dica que pode ajudar nesse aspecto é que se você for ficar em uma hospedagem com café da manhã incluso, é bom tomar um cafezão reforçado. Assim a fome bate só na hora do almoço e você evita comprar guloseimas.
Pequenas economias fazem grandes diferenças. Por isso, sempre que puder cortar um gasto ou substituí-lo por um mais econômico, faça!
Se você tem alguma pendência financeira e viajou, planeje-se para que na volta suas finanças não se tornem uma bagunça. Uma boa dica é renegociar dívidas para que o atraso não gere juros e multas.
A boa notícia é que, nesse caso, nós podemos te ajudar! Somos uma assessoria de renegociação de dívidas, isso significa que você pode renegociar débitos com condições que cabem no seu bolso. Para ter mais informações, acesse nosso site!