A restituição do imposto de renda já começou a ser paga, essa é a época em que as pessoas começam a fazer planos com o dim-dim a mais que entra na carteira. Porém, antes de tomar qualquer decisão, que tal conferir as possibilidades?
Comprar, guardar ou pagar dívida: qual é a melhor opção para você? Vem com a gente que neste texto explicamos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas ações!
O pagamento da restituição do imposto de renda obedece uma ordem. Geralmente, as pessoas que entregam a declaração primeiro têm chances maiores de receber logo. Porém, há exceções.
Idosos, professores e pessoas com deficiência ou com doenças graves recebem a restituição sempre no primeiro lote. Não seguindo a ordem citada acima. Inclusive, normalmente, quase todo o primeiro lote é destinado a essas pessoas.
Se você não faz parte desse grupo e quer saber em qual data específica sua restituição vai estar disponível, a resposta não é muito otimista. Infelizmente, a Receita Federal não disponibiliza essa informação com antecedência.
Para conferir quando sua restituição estará disponível, é necessário, na véspera do pagamento de cada lote, verificar se a sua vez chegou. Cerca de uma semana antes da data do pagamento essa informação já está disponível.
O pagamento das restituições do imposto de renda são divididas em cinco lotes, confira o cronograma abaixo:
A restituição do imposto de renda pode ser consultada através da internet, pelo site ou app da Receita Federal.
Para consultar através do site siga os passos:
Já as consultas pelo app podem ser realizadas tanto pelo sistema Android quanto pelo iOS:
Agora que você já sabe como consultar sua restituição do imposto de renda, é preciso pensar em como utilizar esse dinheiro. Muitas pessoas não recebem quantias grandes na restituição, mas vamos combinar que atualmente qualquer valor já é bem-vindo, não é mesmo?
Porém, antes de partir para a escolha, é preciso levar alguns pontos em consideração:
Bateu a dúvida agora? Não tem problema, confira a seguir as situações em que você pode empregar sua restituição e qual delas mais combina com seu atual momento, olha só:
Você tem alguma dívida urgente e gostaria de encontrar uma forma de resolvê-la? Uma das alternativas é usar sua restituição para isso.
É importante lembrar que as pendências financeiras costumam acumular juros e multas por atraso. Por isso, não é uma escolha sábia perder a oportunidade de pagá-las. E isso é ainda mais necessário se você já está no vermelho.
Por isso, faça uma lista contendo todas as suas dívidas e analise quais delas são a sua prioridade. Tendo feito isso, procure formas de negociar esses valores. Mesmo que a sua restituição não quite a dívida, se for possível, dê esse primeiro passo.
Dívidas acumuladas interferem no seu score e também deixam seu nome sujo. Usar a restituição do imposto de renda para colocar tudo em ordem é uma boa opção!
Se você não tem dívidas para resolver, outra ótima opção é guardar o dinheiro da sua restituição.
Ficou muito claro nos últimos meses que imprevistos podem acontecer. E é muito importante estar preparado para quando as coisas saírem dos trilhos. Por isso, uma reserva de dinheiro é fundamental.
Problemas de saúde, desemprego e emergências exigem preparação. Use sua restituição como forma de se prevenir e estar um passo à frente dos problemas – se eles surgirem.
Se você já possui uma poupança ou investimento, economizar seu dinheiro do imposto de renda junto a essas outras economias é uma boa escolha. E te garante um valor ainda maior sendo poupado!
Está com as contas pagas e sua reserva de dinheiro também está em dia? Então essa é a brecha para você adquirir produtos ou serviços que deseja.
Muitas vezes somos obrigados a adiar sonhos e desejos por conta das responsabilidades da vida adulta. Mas isso não significa que essas vontades precisam ser esquecidas.
Quando a vida está balanceada é muito importante se permitir ter experiências e adquirir itens do seu desejo. Isso também faz parte da relação com o dinheiro, usufruir do seu esforço é recomendado e necessário.
Lembre-se apenas de dar passos conforme você pode. Sucumbir aos impulsos e fazer uma compra com valor muito acima do que você pode arcar pode acabar te levando diretamente para a inadimplência.
A QuiteJá é uma plataforma que tem como propósito facilitar a negociação de dívidas. Com processos 100% online e zero burocracia, disponibilizamos oportunidades para você dar adeus aos débitos pagando menos!
Já realizamos mais de 1 milhão de acordos, isso significa que muitos brasileiros puderam retomar o controle de suas vidas financeiras. Conte com a gente você também, acesse nosso site e confira as propostas disponíveis para o seu CPF.
Agora que você já conferiu algumas alternativas do que fazer com a sua restituição do imposto de renda, é hora de fazer a sua escolha. Leve todos os tópicos apontados em consideração e tome decisões inteligentes.
Esse valor extra, ainda que pequeno, pode fazer diferença na sua vida!