Renegociação de dívidas: o que é, como fazer e 5 benefícios

09/05/2023

4 min. de leitura

Atualizado em 17/04/2025

Você verá nesse conteúdo

Você está com dívidas até o pescoço e não sabe mais o que fazer para sair dessa situação? Para a maioria das pessoas, administrar as finanças no dia a dia nem sempre é fácil.

Com isso, as contas vão se acumulando até levar muitos a inadimplência. Nessa hora, a busca pela renegociação de dívidas é o melhor caminho.

Com a renegociação é possível chegar a um acordo de pagamento que seja compatível com sua realidade financeira. Assim, você poderá honrar seus pagamentos e finalmente sair da lista de endividados que só aumenta a cada ano.

Mas, como fazer para renegociar suas contas e regularizar suas pendências junto aos credores? É exatamente isso que vamos explicar nesse artigo.

Vem com a gente e veja a seguir mais detalhes sobre o que é renegociação, seus benefícios e como fazer para renegociar suas dívidas e quitar suas contas sem precisar ganhar na loteria ou se afundar em novos empréstimos! 

CPF com restrição? Resolva na QuiteJá!

O que é renegociação de dívidas?

Basicamente, a renegociação de dívidas é um passo indispensável para quem deseja sair do endividamento e ter equilíbrio financeiro.Afinal, é por meio dessa iniciativa que você consegue reduzir multas, juros e adequar a proposta de renegociação para caber no seu orçamento atual.Além disso, é iniciando o processo de renegociação junto aos seus credores que você evita cair na inadimplência.Atualmente, o número de inadimplentes no Brasil é crescente. Só para se ter uma ideia, em 2022, o endividamento atingiu cerca de 77,4% das famílias brasileiras. Ou seja, você não está sozinho nessa.Mas, se deseja mudar sua realidade e não fazer mais parte dessa estatística, precisa regularizar sua situação. E a renegociação de dívidas pode ser o caminho para isso.

Benefícios da renegociação

Benefícios da renegociação de dívidas | QuiteJáA renegociação sem dúvida é a saída para quitar suas dívidas sem comprometer seu orçamento. Além disso, essa é uma iniciativa que também oferece muitas outras vantagens, como:

  • Ajuda a limpar seu nome, garantindo com isso maior facilidade na obtenção de créditos e financiamentos.
  • Juros reduzidos e prazos de pagamento maiores com os credores, flexibilizando o pagamento das parcelas.
  • Impede que suas dívidas cresçam com o tempo.
  • Ajuda a reorganizar sua vida financeira, regularizando suas contas e até criando uma reserva financeira.
  • Converte dívidas caras e difíceis de pagar em algo mais acessível e com possibilidade real de quitação.

Com a renegociação, você também melhora sua educação financeira, evitando cair novamente no mau do endividamento e da inadimplência.Ou seja, são só benefícios para você e suas finanças!

Como fazer a renegociação de dívidas

Agora você já entende o que é e qual a importância de buscar pela renegociação, certo? Mas, como fazer para iniciar esse processo e regularizar suas dívidas?Primeiramente, é preciso ter paciência para conseguir sair dessa situação. Até porque não será da noite para o dia que você irá quitar todas as suas contas, não é mesmo? Além disso, também é importante:

  • Organizar suas dívidas: procure levantar todas as contas em atraso que você possui e veja quanto deve a cada um de seus credores. Caso não tenha essa informação em mãos, pode buscar em órgãos de restrição ao crédito. O mais importante é ter essa organização antes de buscar pela renegociação.
  • Analise suas finanças: veja o que pode cortar para poder encaixar as parcelas da renegociação. Nesse momento é preciso fazer uma análise realista da sua situação financeira. Até mesmo para definir quanto poderá pagar na renegociação, seja à vista ou parcelado.
  • Leia o contrato de renegociação: verifique os termos do contrato com atenção, analisando os valores, formas de pagamento, prazos, taxas de juros e tudo mais que for relevante nessa renegociação.

Nosso head de negócios, Luiz Fernando Marchiori, recentemente deu uma entrevista para o Estadão falando justamente sobre este assunto. Na matéria, Luiz aproveita para dar dicas de como fugir da inadimplência, vale a pena conferir!

Considere levar suas dívidas a uma assessoria de renegociação

Renegociação de dívidas | QuiteJáMuitas vezes e por diversas razões, é comum que as pessoas sintam dificuldade em chegar a um acordo com seus credores.Nesse caso, considerar a possibilidade de levar suas dívidas a uma assessoria de negociação de dívidas é um bom caminho. Sobretudo porque essas empresas ajudam a tornar a renegociação mais viável de acordo com suas possibilidades.A QuiteJá é uma empresa que ajuda a intermediar acordos entre endividados e seus credores, viabilizando as melhores condições para sua renegociação.Mais do que oferecer bons acordos, a QuiteJá acompanha você em toda jornada de renegociação. Assim, você receberá todos os detalhes sobre valores, prazos de pagamentos, entre outros detalhes em tempo real.Além disso, obtemos junto aos nossos credores parceiros os melhores descontos para garantir a você a proposta ideal de renegociação!Então, está esperando o que para dar o próximo passo e sair desse mar de endividamento? Inicie hoje mesmo sua renegociação de dívidas e comece já a mudar sua vida financeira!

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba em seu e-mail o melhor conteúdo para resolver sua vida financeira.

Ao clicar em “Me inscrever”, você concorda em permitir que a QuiteJá armazene e processe a informação pessoal submetida para envio do conteúdo solicitado. Você pode deixar de receber esses e-mails quando quiser.

Compartilhe via:

Conteúdos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao informar meus dados, eu aceito receber comunicados e concordo com a Política de Privacidade .

Seja o primeiro a comentar