17/04/2020

Quer se casar? Veja como não ficar endividado com seu sonho!

TAM TAM TAM TAM… TAM TAM TAM TAM… Já descobriu qual música é essa? SIM! A do casamento. Ouvir essa música para uns é animador, mas para outros pode ser aterrorizante.

Isso porque envolve muitos custos e MUITO planejamento financeiro para fazer esse sonho acontecer, e se não cuidar pode acabar gerando dívidas para alguns anos depois da tão aguardada festa.

Foi por isso que nós, da Quite Já, preparamos esse texto. Você, noivo ou noiva que quer casar em 2020 e não quer ficar endividado, presta atenção nessas dicas que valem ouro  (literalmente) 🤑!

Antes de tudo: “Eu quero mesmo me casar?”

Eu sei que pode parecer deboche, mas essa é uma pergunta necessária. 

A festa de casamento vai levar um bom tempo para ser planejada, exigir muito esforço e foco e é nessa hora que você precisa parar para pensar: eu realmente quero? Esse é um desejo meu ou dos outros?

Muitas vezes passamos a vida inteira achando que só vamos ser casados depois da festa, o que não precisa ser verdade para todas as pessoas. Podemos só morar juntos, viajar ou fazer um almoço. Porque no final das contas, o que importa mesmo é o amor. 🥰

Pensou bem, foi lá no fundo do seu coração e a festa de casamento continua sendo um sonho para você? Se a resposta for sim, então vamos para a primeira dica!

Dica 1: Defina quando vocês vão casar e quanto querem gastar

Esse é o primeiro passo de um planejamento. Querendo ou não, a festa de casamento é uma meta. E como toda meta ela tem seu prazo, e nesse caso o seu custo também.

Para definir uma data para o casamento, é preciso ter em mente que quanto mais longe for a data mais tempo vocês têm para economizar dinheiro, e o contrário também acontece: quanto mais perto for a data, menos tempo vocês têm para economizar dinheiro.

“Ah! Mas eu posso parcelar, não tem problema”. Aí que está o primeiro pulo do gato! Quando você tem o dinheiro em mãos para pagar tudo à vista, fica muito mais fácil de gastar exatamente o planejado e ainda economizar, pois não pagará taxa de juros.

Se você achar que o orçamento total do casamento vai dar muito mais do que vocês podem juntar até o dia, é melhor repensar a data! Às vezes jogar o casamento para 2021 compensa muito mais que se comprometer com uma dívida que dure uma eternidade.

Dica 2: Divida o valor entre vocês dois (duas)

Ninguém tá casando sozinha (o) aqui, não é mesmo? Então como tudo é dividido quando estamos em dois, os gastos com a festa de casamento também devem ser.

Muitas pessoas têm vergonha de conversar sobre dinheiro com a parceira(o), mas chegou a hora! Analisem o os ganhos de cada um e definam quanto ($$) cada um vai dedicar por mês para o casamento. Assim vocês chegam mais rápido na meta, e o mais fofo: trabalhando em casal 🥰

Dica 3: Faça a lista de convidados com muito carinho (muito mesmo)

A pressão é grande, mas tente ser firme! Conhecemos e gostamos de muitas pessoas, mas tem aquelas que realmente fizeram parte da nossa vida. E são essas que vamos convidar agora.

Vai ter muita choradeira dos parentes, dos colegas de trabalho, muito mimimi por aí. Mas chegue nessas pessoas e explique bem certinho: “eu te amo muito, mas não consigo convidar todo mundo para o meu casamento. Você me entende, né tia?”. Se ela te ama mesmo, ela vai entender! Pode ter certeza.

Dica 4: Você NUNCA, NUNQUINHA vai estar se casando para os fornecedores

Chegou a hora de orçar e comprar tudo o que precisa para o casamento. É buffet, decoração, DJ, fotógrafos… Uma lista que não acaba mais!

E quando for orçar tudo o que colocou na lista com os fornecedores, JAMAIS diga que está se casando! Quando abrimos o jogo para os vendedores, ele entendem que estamos dispostos a dar qualquer coisa para que seja o melhor casamento do mundo, então vão só oferecer as coisas mais caras e te convencer que realmente precisa de tudo aquilo. Então só diga que está fazendo um evento qualquer para a quantidade de pessoas que estão na lista que você fez com muito carinho.

Simples assim!

Por último: Lembre que depois do casamento tem muito mais!

É como diz o ditado: “Quem casa, quer casa”. E ele não mente não, viu?

Depois do casamento começam a surgir vários outros gastos e desejos que nunca passaram na sua cabeça antes como um carro maior, casa, entre outros. Tenha isso em mente e esteja preparado para o que vem depois!

Mas caso se endividar (O QUE NÃO QUEREMOS DE JEITO NENHUM), nós também podemos ajudar! Confira nosso conteúdo sobre como quitar as dívidas.

Ufa, acabou! Esperamos que com essas dicas você consiga realizar o seu sonho sem transformar ele em pesadelo. Ai ai, mas parando de pensar um pouco na parte burocrática: o amor é lindo, né?

Se quiser aprender muito mais sobre planejamento financeiro para atingir outras metas e sonhos, leia os nossos outros textos! Com certeza eles vão te ajudar na vida pós-casamento 😉

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo