20/04/2020

Quais as vantagens de quitar suas dívidas?

Muitas pessoas veem seus planos de organizar a vida financeira escorrer pelos dedos por um simples motivo: falta de motivação.

Você começa super animado, cortando todos os gastos e se tornando um verdadeiro mão de vaca! Tudo para se livrar de uma vez por todas das dívidas.

Mas de uma hora para outra as coisas podem mudar, e o desânimo tomar conta do dia a dia. 

Por isso, se você deseja manter o bom ritmo de disciplina e pequenas metas de economia batidas precisa, constantemente, se lembrar de todos os benefícios que isso pode trazer! 

Como o pagamento das dívidas resolverá sua vida?

O que você podia fazer, quando não tinha dívidas, e que agora não pode?

Se você, por um acaso, perdeu a motivação de continuar nessa batalha contra as dívidas, saiba que não está sozinho!

Para te ajudar nessa jornada, destacamos nove motivos pelos quais devemos manter o foco e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para pôr a vida financeira, de novo, nos eixos.

Vamos lá?

Aumentar sua segurança financeira 

As dívidas impedem que você otimize seu dinheiro da melhor maneira possível. 

Com seus recursos sendo direcionados para o pagamento de pendências financeiras, pouco ou quase nada sobram o investimento em outras áreas.

Previdência privada ou a universidade dos filhos, por exemplo, são duas coisas a se considerar no momento que você tiver com a vida financeira organizada.

Gastar com coisas que você gosta 

Infelizmente, esse é o motivo pelo qual as pessoas acabam se endividando cada vez mais. 

E quando se veem em uma situação na qual não podem se dar ao luxo de comprar por causa da dívida que possuem, então fazem ainda mais dívidas até chegarem ao fundo do poço.

Por isso, conseguir dizer “não” para algumas coisas e quitar suas pendências financeiras acaba com esse ciclo vicioso e libera parte do orçamento para investir em coisas que você realmente gosta (e sonha).

Melhorar sua pontuação de crédito 

Muitas dívidas, principalmente as de cartão de crédito, podem ter um impacto negativo no seu score. 

Quando a quantia devida é alta, em comparação com o seu limite de crédito, sua pontuação no score diminui.

O mesmo se aplica aos empréstimos. Quando o valor das dívidas de empréstimos também é alta, isso em comparação a quantia solicitada no empréstimo original, seu score também piora. 

Mais uma vez, assim que você consegue quitar tudo ou grande parte do que deve, sua pontuação de crédito vai aumentar.

Mais qualidade de vida

É difícil, quando estamos com dívidas, não se preocupar – dia e noite – como faremos para pagá-las ou mesmo como evitar assumir ainda mais dívidas.

São noites em claro, mal humor, desânimo…   

O estresse com toda essa situação pode levar a problemas de saúde, dos mais leves aos mais graves, incluindo úlceras, enxaquecas, depressão e até ataques cardíacos.

Por isso é muito importante dar um “chega pra lá” nessa preocupação e manter a sua consciência limpa! 🧠 

Menos problemas no casamento

A dívida coloca uma pressão desnecessária nas finanças da família, criando uma sensação de insegurança financeira que atinge, inclusive, os filhos.

As pendências financeiras podem causa brigas e discussões sobre quem é o principal responsável por essa situação, o que aumenta a chance de um cenário de divórcio, por exemplo. E não queremos isso, né?!

Se você ainda não é casado(a), mas pensa em casar: cuidado! Porque isso realmente acontece, e pode ser até mais cedo do que espera: com as dívidas da própria festa da cerimônia. Mas não se preocupa, porque também preparamos um conteúdo sobre isso para dar uma mãozinha no planejamento desse momento tão especial! É só clicar aqui!

Enfim, lembre-se sempre que pôr as contas na ponta do lápis é a melhor maneira de visualizar e ter a real dimensão da sua dívida. 

Assim, você estará em condições de tomar as melhores decisões no que diz respeito a resolver o problema. 

  1. Estabeleça um valor que você consiga pagar, seja da parcela ou o total da dívida;
  2. Avalie as opções apresentadas pelos seus credores para quitar as suas dívidas;
  3. Se puder, faça uma rendinha extra para ajudar! Para isso, preparamos um conteúdo com algumas dicas sobre como fazer um pé de meia com Uber e Rappi.

Por fim compare juros, prazos, descontos e escolha o caminho que faz mais sentido levando em consideração a sua situação atual. 😉

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Como checar minhas dívidas ativas?
QuiteJá | 12/02/2020
5 ferramentas para ajudar sua vida financeira
QuiteJá | 07/02/2020
Vale a pena parcelar suas dívidas?
QuiteJá | 23/01/2020

Deixe o seu comentário!