Se você está neste artigo é porque com certeza já tentou solicitar crédito em alguma loja, financeira ou banco e teve seu pedido negado. E, então, você se perguntou:
“Por que não consigo crédito, mesmo com o nome limpo?”
Se você está nesta situação, continue a leitura! Vamos explicar as razões e o que você pode fazer para mudar isso. Vem com a gente!
Bom, primeiramente precisamos entender o que é crédito e quais são os critérios para ser aprovado em uma análise de crédito.
O crédito é uma fonte de recursos que não são seus, mas obtidos por meio de terceiros, tais como bancos, financeiras, cooperativas de crédito, entre outros.
Diante disso, existem várias modalidades de crédito: limite do cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos imobiliários ou de veículos, compras a prazo em lojas, etc.
É necessário passar por uma análise de crédito — que é uma avaliação feita pelo credor para verificar se o solicitante do crédito terá condições de devolver o valor cedido.
A análise de crédito é uma etapa muito importante, pois auxilia bancos e financeiras a conhecerem seus potenciais consumidores e avaliarem os riscos envolvidos na concessão de crédito.
Cada instituição terá os seus próprios critérios de análise. Mas, no geral, o solicitante precisa passar por alguns requisitos básicos. Veja quais são:
Nome, telefone, endereço e informações sobre sua renda devem estar atualizados e corretos. Nunca use informações de terceiros para pedir crédito, pois bancos e financeiras checam os seus dados, que devem estar conforme o seu cadastro na Receita Federal.
Score é um sistema de pontuação usado pelos bancos para medir se você é um bom pagador. Essa pontuação varia de 0 a 1000, e os critérios são baseados no seu histórico de pagamento de contas, crédito que já foi contratado ou solicitado e as dívidas que você já tem e/ou teve.
Confira como funciona a pontuação:
O quanto você ganha e sua renda familiar influenciam diretamente na aprovação ao crédito. Para ser aprovado, é necessário comprovar que poderá arcar com os custos do crédito adquirido.
Se você já tem outro cartão ou um empréstimo que comprometem 30% da sua renda mensal, há grandes chances do seu pedido ser negado.
Conforme dito anteriormente, bancos e financeiras criam suas próprias regras para liberar o crédito. Fatores como o nome limpo há pouco tempo, muitos pedidos de crédito e também a economia do país influenciam na liberação.
Você também pode gostar de: 04 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito
Seja pontual no pagamento das suas contas! Pagar a conta assim que o boleto fica disponível, aumenta o seu score. Isso ganha pontos com as instituições e reforça o seu nome com bom pagador.
Qualquer débito em aberto em seu nome pode gerar restrições. Portanto, pague tudo o que está vinculado ao seu CPF. Contas de água, luz, gás e até o carnê da lojinha que você fez crediário podem negativar o seu nome.
Avalie seus gastos e a sua capacidade de arcar com o cartão de crédito. Dependendo da sua renda, não adianta pedir um limite muito alto. Vá com calma, e comece sua solicitação ao crédito com limites menores.
Após o pagamento da dívida, o banco tem até 5 dias úteis para retirar seu nome dos órgãos de restrição ao crédito.
Então, a princípio, quando o nome fica limpo, o crédito já poderia ser aprovado, certo? Nem tanto.
Para conceder crédito, as instituições financeiras avaliam outros fatores além do nome limpo, como: comprovação de renda, movimentação bancária e a declaração de imposto de renda.
Por isso, não há como definir uma data certa para a concessão de crédito após limpar o nome. Porém, respeitando e cuidando dos fatores mencionados acima, fica mais fácil ter a tão sonhada aprovação!
Você pode limpar o seu nome com a QuiteJá! Negociamos dívidas junto a diversos credores! Basta entrar em nosso site, consultar o seu CPF e escolher a opção de negociação que mais lhe atende.
Após o pagamento do seu acordo, seu nome fica limpo em até 5 dias úteis, mesmo que você tenha feito um parcelamento. O que significa que após o pagamento da primeira parcela, seu nome sairá da lista de restrição ao crédito.
Já realizamos mais de 4,5 milhões de acordos. Estamos na ativa desde 2016, e de lá pra cá, já somamos 11,1 bilhões em descontos concedidos para a regularização de dívidas.
Negocie com a QuiteJá! Estamos sempre em busca das melhores propostas para você. Entre em nosso site e faça uma simulação de negociação de dívidas!