O financiamento veicular geralmente é o caminho que muita gente busca para realizar o sonho de ter um carro próprio.
Mas, quando as contas apertam e as parcelas do financiamento começam a atrasar é aí que vem o problema. Afinal, o financiamento atrasado de veículo pode resultar em vários prejuízos, inclusive a perda do veículo por ação de busca e apreensão.
Se você financiou um veículo e está com parcelas atrasadas, mas não sabe como regularizar a situação, não se preocupe. Hoje em dia existem algumas formas de solucionar esse problema e evitar que ele se torne ainda pior. Quer saber quais são elas?
Continue lendo esse artigo e veja o que pode acontecer quando se tem um carro com financiamento atrasado. Além disso, saiba também o que fazer para não correr o risco de perder seu veículo por ação de busca e apreensão. Confira!
O financiamento é sem dúvida uma das maneiras mais populares de adquirir bens como um veículo, por exemplo. Contudo, quem adere a essa modalidade de crédito, precisa se atentar quanto ao pagamento em atraso das parcelas.
Isso porque a nova Lei de busca e apreensão de veículos alienados fiduciariamente (Lei nº13.043/14) passou a favorecer a reintegração de posse de carros pelas financeiras nesse tipo de situação. Ou seja, agora, perder o veículo quando se está com o financiamento atrasado ficou muito mais fácil.
Legalmente, basta que você atrase uma única parcela para que o banco ou financeira possa mover uma ação de busca e apreensão. O objetivo com isso é vender o bem para saldar parte da dívida do financiamento.
Mas, se você possui uma parcela do financiamento atrasado, também não é motivo para se desesperar. Isso porque, normalmente, esse pedido é feito pelas financeiras com até 3 meses de atraso. E nesse período, os bancos geralmente entram em contato visando chegar a um acordo para quitação da dívida.
Caso isso não aconteça, então a ação segue e quando o proprietário se dá conta tem seu veículo apreendido. Por isso, manter o pagamento do financiamento em dia é essencial para evitar transtornos futuros.
Não pagar as parcelas do financiamento em dia pode gerar uma série de consequências para o proprietário. Uma delas é o pagamento de multas e juros sobre a dívida original, elevando, assim, o montante pago ao término do financiamento.
Além disso, quem tem parcelas do financiamento atrasadas, está automaticamente assumindo o risco de ter o veículo apreendido pelo banco. Desse modo, além de perder o carro, ainda terá que arcar com os custos do processo judicial decorrente da ação, como o honorário do advogado do banco.
Sem falar que a apreensão do veículo pelo banco não significa necessariamente que haverá a quitação da dívida. Essa reintegração de posse serve apenas para cobrir os valores em débito que o proprietário do carro possui.
Sendo assim, ela não se converte automaticamente na extinção imediata da dívida. Principalmente se a quantia adquirida com a venda do bem não for suficiente para cobrir o montante devido ao banco.
Nesse caso, a financeira pode ainda recorrer à justiça para cobrar o saldo devedor. E não havendo acordo, o inadimplente pode ter seu nome negativado, ter problemas financeiros futuros, entre outros prejuízos.
Como podemos perceber, manter um financiamento atrasado pode resultar em muitos problemas futuros, seja de ordem financeira ou judicial. E ninguém deseja passar por esse tipo de situação, não é mesmo?
Se este também é o seu caso, saiba que existem algumas dicas que você pode colocar em prática para evitar atrasos no financiamento do seu veículo. Abaixo listamos algumas delas para você conhecer.
Antes de partir para o financiamento, faça uma simulação e veja se as parcelas cabem no seu orçamento mensal. Muitas vezes essa consulta prévia ajuda você a se planejar melhor e evitar atrasos no financiamento.
Imprevistos, todos nós temos, não é mesmo? Então se a intenção é manter o pagamento do financiamento em dia, procure fazer uma reserva financeira de emergência.
Você pode poupar aquele bônus extra que recebeu do trabalho, ou parte do seu salário, por exemplo. Assim, terá de onde tirar dinheiro caso algum imprevisto aconteça e comprometa o pagamento das suas parcelas.
Se a situação fugiu do controle e você está com o financiamento atrasado, uma saída é renegociar sua dívida.
Ao optar pela renegociação de seus débitos, você evita o risco de ter o carro apreendido, mas não é só isso. Também evita a inadimplência e multas pelo pagamento em atraso das parcelas, além de obter prazos e condições melhores para quitar o débito existente.
E quem pode te ajudar nessa missão somos nós, viu? Possuímos parceria com as principais empresas do segmento, como: Santander Financiamentos, Mobilize Financial Services, Volvo e Hyundai Financiamentos.
Isso significa que se você possui uma ou mais parcelas do seu financiamento de veículo atrasadas, pode negociá-las através da nossa plataforma com toda comodidade que nossos clientes já conhecem.
Viu como existem diferentes formas de evitar o financiamento atrasado e, consequentemente, a busca e apreensão do seu veículo? Coloque essas dicas em prática e não deixe de regularizar sua situação!
Tenho um carro financiado e tem quatro parcelas em atraso, o banco está ameaçando entrar com busca e apreensão, o que pode ser feito?
Oi, Ana Maria! Nossa indicação é de que você entre em contato com a financeira e tente realizar um renegociamento das parcelas em atraso. Outra dica é ficar de olho nas notificações por escrito que possam chegar com informações sobre busca e apreensão do veículo. Além disso, no nosso site https://quiteja.com.br/ é possível realizar a renegociação de parcelas em atraso de financiamentos, confira quem são nossos parceiros! Esperamos que você possa resolver essa situação em breve! 💚