Sua fatura do cartão de crédito quase sempre vem alta e você não sabe o que fazer para diminuir essa conta?
Acredite, assim como você, milhares de brasileiros também passa pelo mesmo dilema. Afinal, não podemos negar que o cartão de crédito se tornou um grande aliado para os momentos de aperto financeiro, não é mesmo?
Mas, se não houver equilíbrio no seu uso, a coisa pode sair do controle, tornando o valor total alto demais para o bolso. Com isso, muitos acabam indo parar no crédito rotativo do cartão, elevando ainda mais o prejuízo.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça, existem algumas maneiras práticas de reduzir o valor da fatura do cartão de crédito. Quer saber quais são elas? Continue lendo esse artigo e veja a seguir como fazer os gastos da sua fatura do cartão caber no seu orçamento!
Quando o assunto é fatura do cartão de crédito, saber planejar os gastos sem dúvida é um passo importante para reduzir valores.
Afinal, é só organizando as despesas que você faz no cartão que saberá exatamente até onde ir para não sobrecarregar a fatura.
Por isso, antes de pagar uma conta no cartão, avalie se ela é realmente necessária. Além disso, certifique-se de que o cartão é de fato o método mais viável para pagamento.
Geralmente, pagamentos no cartão são mais indicados para compras de alto valor, onde o pagamento a vista não é uma opção. Portanto, dependendo do valor, pagar no Pix ou no débito talvez seja o melhor caminho para evitar novas contas em sua fatura.
Para alguns, quanto maior o limite do cartão, melhor. Mas, para a maioria que deseja reduzir o valor da fatura do cartão de crédito e se manter longe de dívidas, o ideal é reajustar esse limite de acordo com sua realidade financeira.
Ou seja, procure sempre deixar o seu cartão com um limite razoável, que não seja maior do que o seu salário. Além disso, se as faturas estão vindo muito altas, é hora de diminuir o limite do cartão para o mínimo possível.
Dessa forma, você evita realizar mais compras do que o seu orçamento permite ou mesmo extrapolar no valor das parcelas.
Imagine que o seu salário caia no último dia útil do mês e que o vencimento da sua fatura do cartão de crédito esteja programado para o dia 15 do mês seguinte.
Ao longo desse período de diferença muita coisa pode acontecer, como imprevistos financeiros, compras não programadas, entre outros.
Ou seja, você pode acabar ficando sem o valor para pagar a fatura na data de vencimento e acabar elevando o valor das parcelas futuras ou mesmo se endividando.
Para que isso não aconteça, procure estabelecer uma maior proximidade entre a data de vencimento e o seu pagamento. Se a data do seu pagamento é dia 10 de cada mês, procure colocar a data de vencimento da fatura para o dia 12 ou 15, por exemplo.
Assim, você consegue pagar o valor total da fatura com mais tranquilidade, e ainda evita usar esse dinheiro com outras prioridades.
Seja pela indisponibilidade do valor total para pagamento, ou por mero esquecimento, a verdade é que as pessoas costumam atrasar o pagamento da fatura com mais frequência do que se imagina.
Contudo, seguir por esse caminho é um erro que pode custar caro. Afinal, pagar a fatura do cartão de crédito depois do vencimento leva a cobrança de juros e multas. E isto, por sua vez, encarece ainda mais o valor da fatura.
Portanto, se a intenção é diminuir essa quantia, nada de pagamentos em atraso. Procure se planejar financeiramente para quitar sua fatura dentro do vencimento.
Dessa forma, você não só evita surpresas com o valor da fatura, como também impede que seu nome fique sujo na praça.
Agora, se por algum motivo você deixou sua fatura do cartão de crédito atrasar e se endividou por isso, não se preocupe!
A QuiteJá ajuda você a renegociar suas dívidas com as melhores oportunidades e prazos de pagamento. Consulte seu CPF e saiba como quitar débitos com tranquilidade e segurança!