04/11/2020

Como usar o décimo terceiro salário de maneira inteligente?

Chegamos ao período de pagamento da primeira e da segunda parcela do 13º salário. Época boa, né?

Sabemos que é inevitável (e tentador) pensar em tudo o que se pode comprar com esse dinheiro extra. Mas, antes de receber as parcelas na conta corrente, separe algum tempo para planejar de que forma você deseja usá-las.

Não importa o tamanho do seu 13º terceiro. Ele é suado, exigiu esforço e você deve pesar, com todo o cuidado, sobre como ele pode servir para pôr ordem em sua vida financeira a curto e longo prazo.

A QuiteJá selecionou quatro ótimas maneiras de usar o seu décimo terceiro em 2020. Vamos a elas?

Como usar o décimo terceiro salário de maneira inteligente?

1. Quite dívidas com o décimo terceiro salário

Se você tem dívidas com juros altos tirando o seu sono, então o dinheiro do décimo terceiro pode ser uma forma de diminuir esse saldo – e possivelmente pagar a dívida por completo.

É bem provável que as dívidas do cartão de crédito representem os financiamentos com os juros mais altos. Sendo assim, essa é uma boa oportunidade para começar a colocar ordem na casa.

O pagamento das dívidas liberará um respiro extra, no dinheiro que antes era direcionado para juros. Assim, você consegue começar a economizar mais.

Por exemplo, os R$400 que costumavam ir para o pagamento do seu empréstimo pessoal, todo mês, agora podem ser depositados em uma poupança ou conta de investimento. Além disso, você deixará de ser inadimplente e pode voltar a aumentar a pontuação do seu SCORE, graças ao 13º salário!

2. Incremente sua reserva de emergência

Se ainda não possui uma reserva de emergência, o décimo terceiro pode ser um bom motivo para você fazer isso acontecer.

Geralmente, um fundo de emergência consiste entre três e seis meses de despesas em uma poupança. Mas como assim?

Isso quer dizer que essa conta será o seu porto seguro, sempre que necessário. Perdeu o emprego? Então seu fundo de emergência estará lá para você, até que se recoloque no mercado.

3. Invista em você

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer? Ou aquela habilidade técnica que você precisa desenvolver para o seu trabalho? Usar seu décimo terceiro para isso é uma ótima maneira de investir em seu futuro ou ter um novo passatempo.

Ao aprender uma nova habilidade relacionada à sua profissão, você se mantém atualizado e em melhores condições de conquistar uma melhor vaga de trabalho no futuro.

Ou seja: você transforma seu décimo terceiro em um investimento pessoal que pode render mais dinheiro no momento de uma eventual troca de emprego.

Além disso, habilidades pessoais podem ser uma grande fonte de satisfação na sua vida. Aprender a tocar um instrumento musical ou tornar-se fluente em uma língua estrangeira podem ser ótimas maneiras de se sentir bem consigo mesmo.

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

4. Economize para as próximas férias

Você sempre quis ir a Paris? Fernando de Noronha? Madrid? Jericoacoara? Então você também pode usar seu décimo terceiro como um pontapé inicial para esse objetivo.

Aproveite a época de pandemia, enquanto ainda não temos certeza de quando as viagens internacionais voltarão à normalidade, e economize o máximo que puder.

Para os destinos nacionais, o planejamento pode ser mais a curto prazo. Você só precisa escolher o destino, sem ter que se preocupar com demais restrições, como passaporte, vistos e o dólar alto.

E, enquanto você planeja as suas férias, especialmente a viagem internacional, guarde esse dinheiro em alguma conta que lhe traga algum rendimento, como poupança ou fundo de investimento de renda fixa. Lembre-se de que o 13º salário é proporcional, por isso, faça planos dentro do seu orçamento!

Mas, se não tiver uma conta dessas, não tem problema nenhum.
O importante é guardar e ter a quantia necessária para quando a rotina voltar ao normal.

Considere também pedir um cartão de crédito com recompensas de viagens. Assim você pode usá-lo enquanto viaja, reduzindo um pouco os custos das suas férias. Se você quer saber como economizar nas férias, ou até para conseguir viajar, você vai gostar dessa matéria que escrevemos aqui.

Conclusão

O 13º salário é uma ótima chance para você organizar sua vida financeira.

Mas depender demais dele pode causar problemas no futuro. Por isso, planejar seu orçamento durante todo o ano é fundamental, não espere pelas parcelas do décimo terceiro para fazer isso. Na QuiteJá, você consegue fazer acordos com descontos de até 90% na sua dívida, dá só uma olhada aqui embaixo!

Sobre a Quite Já

Somos uma solução que surgiu da necessidade de reaproximação entre credor e devedor.

Uma plataforma 100% digital de recuperação de crédito que tem como objetivo tornar essa relação mais dinâmica e saudável.
Com um processo prático e rápido, apresentamos oportunidades para você quitar suas dívidas, com planos de negociação e descontos INCRÍVEIS!

Se você quiser algumas dicas financeiras de como economizar, nós temos alguns textos que podem ajudar muito nessa missão.

Tem uma dívida e quer renegociar o valor com um super desconto? Acesse QuiteJá!

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo