20/04/2020

Como ficam suas contas durante a quarentena

Essa é a pergunta que não quer calar e que, possivelmente, você já tenha feito em algum momento da quarentena, não é mesmo?

Bom, então muita calma nessa hora! Você vai, sim, poder continuar pagando normalmente as suas contas e faturas.

Em alguns estados as lotéricas seguem abertas, mesmo no período de quarentena. 

É claro que medidas de segurança são adotadas (distanciamento social e uso do álcool gel, por exemplo), assim como já acontece nos supermercados.

O essencial que você precisa saber, para não passar qualquer tipo de sufoco mantendo as suas contas em dia, durante esse período, nós vamos explicar aqui!

Funcionamento dos bancos

De acordo com a orientação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a ideia é que os serviços bancários continuem funcionando.

Nós já temos um texto publicado, aqui, de como você pode realizar pagamentos no conforto e segurança da sua casa. 

Maaaaaas, nem sempre querer é poder, né? 

As vezes precisamos, realmente, fazer aquela visitinha ao banco. Nessa época de pandemia, porém, todo o cuidado é pouco. Se existe a necessidade de sair de casa, proteja-se.

Vale lembrar que a prioridade dos bancos é para o atendimento dos públicos de risco, aqueles considerados mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.

Fique alerta, porque algumas agências não abrirão mesmo. Nem atendendo apenas o público mais vulnerável, nem em horário especial.

Neste caso, cada banco tem a autonomia de comunicar seus clientes de que forma será o atendimento e todo e qualquer detalhe importante que você deva saber. 

Portanto, cheque suas mensagens de SMS e e-mail e veja se o seu banco mandou alguma mensagem relevante por lá. 😉

Posso suspender o pagamentos de contas?

Se você está enfrentando algum tipo de dificuldade financeira para contas de luz, água ou gás, entre em contato com o fornecedor o mais rápido possível.

Dependendo do tipo de problema, eles podem oferecer uma condição especial de pagamento para você. Todos os serviços estão cientes do impacto da pandemia no dia a dia das pessoas.

“E se eu não conseguir qualquer qualquer ajuda ou entendimento por parte desses serviços?”

Se você está fazendo um verdadeiro malabarismo para pagar mais de uma conta, e não conseguiu ajuda, então é o momento de priorizar.

IPTU, financiamento da casa própria e contas de luz, por exemplo, podem ser considerados como despesas que merecem um cuidado maior.

Plano de contingência

A princípio, a pandemia de coronavírus não significa que você vai poder deixar de pagar as contas em dia.

Boletos de condomínio, luz, gás, telefone, cartão de crédito e outras despesas devem ser pagas na data de vencimento.

Mas, dependendo de onde você more, as coisas podem mudar. 

Pesquise no site dos órgãos de governo do seu estado, como o portal da prefeitura da sua cidade, além de notícias relacionadas nos principais veículos de imprensa da internet. 

O que podemos adiantar é que as condições variam de estado para estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o fornecimento de serviços essenciais – água e esgoto, luz e gás – não pode ser interrompido por falta de pagamento.

Por isso é importante que acompanhe de perto as notícias sobre o assunto, especialmente as que dizem respeito a sua cidade.

Alternativas de atendimento

Internet banking e aplicativos

Praticamente toda operação bancária que você precise realizar, onde quer que esteja, é possível por esses canais. Se pintar qualquer dúvida sobre detalhes das operações, entre em contato com o atendimento eletrônico do seu banco.

Redes Sociais

As principais redes sociais como Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram apresentam-se como canais abertos entre clientes e instituições financeiras. Na hora de tirar suas dúvidas, use-os sem medo! 

Caixas eletrônicos

A rede Banco 24 Horas, aqueles terminais vermelhinhos, continuam facilitando a vida de todo mundo. 

Uma alternativa além dos caixas eletrônicos dos bancos, no Banco 24 horas você também faz saque, transferência, depósito e pagamento de contas sem cobrança de tarifas adicionais.

Para finalizar, os cinco maiores bancos brasileiros já se posicionaram sobre medidas para aliviar os bolsos dos clientes, tão castigados em razão da pandemia.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander comprometem-se em estender por 60 dias os prazos de dívidas de clientes pessoas físicas e jurídicas. 

E lembre-se: para qualquer outro tipo de esclarecimento sobre como a QuiteJá pode ajudar a organizar sua vida financeira, é só iniciar uma conversa em qualquer um dos nossos canais 😉

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo