Com o carnaval chegando, muitos já pensam nos dias de folga para cair na folia e se divertir. Só que não dá para cair na farra e esquecer das finanças, não é mesmo?!
Afinal, a festa acaba e o dinheiro também. A boa notícia é que tem como economizar no carnaval, sem deixar a diversão de lado!
Viagens locais, bloquinhos de rua, ou mesmo em casa com a família e os amigos… No geral, há várias opções para curtir o carnaval, mesmo com a grana curta. Quer saber como?
Então continue lendo e confira agora algumas dicas que separamos sobre como se divertir no carnaval, sem estourar o orçamento!
Muitas pessoas pensam sobre viajar durante o Carnaval. Afinal, existem vários lugares incríveis para curtir a maior festa do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro, Olinda e Recife são alguns dos destinos mais procurados.
Contudo, início do ano também é quando várias contas chegam como IPVA, IPTU, materiais escolares entre outras. Então, o orçamento acaba ficando mais apertado.
Mas, se ainda assim você quer viajar nesse período, então se liga nas dicas abaixo e descubra como economizar no carnaval viajando:
Não dá para cair na estrada um dia antes da festa. Afinal de contas, perto do carnaval tudo fica mais caro, desde passagens até hospedagem.
Por isso, o ideal é preparar o seu orçamento com antecedência. Se necessário, dediquei parte do pagamento ou até mesmo do que sobrou do 13º para viajar no carnaval sem apertos.
Quando você viaja com mais pessoas é possível dividir os custos, tornando a experiência muito mais em conta.
Sendo assim, ao invés de pegar um ônibus e arcar com o deslocamento sozinho(a), faça a viagem em grupo. Fale com os amigos ou parentes que também queiram viajar no carnaval. E, então, alugue um carro e “rache” as despesas do deslocamento com a galera.
Assim, o gasto será menor e você poderá curtir a folia à vontade sem se preocupar demais com as finanças.
Ao invés de pegar um quarto apenas para você, que tal também dividir a hospedagem? Existem hotéis que possuem quartos com duas, três ou até quatro camas, o que também pode baratear os custos da viagem.
Além disso, outra opção é ficar em um hostel. Os quartos compartilhados normalmente são mais em conta e podem ajudar você a economizar dinheiro com a hospedagem.
A alimentação é uma das despesas que mais pesa no orçamento de qualquer viagem. Logo, uma das maneiras de economizar no carnaval é cozinhando suas próprias refeições.
Em hostels, por exemplo, é comum a presença de cozinhas comunitárias. Então, aproveite para fazer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) no local de hospedagem.
Assim, você evita os lanchinhos na rua, onde os preços em épocas comemorativas quase sempre ficam nas alturas – o que pode consumir e muito do seu orçamento.
Opte sempre por meios de deslocamento públicos, como ônibus e metrô, por exemplo. Ou então, se for possível, divida essa despesa com os amigos que estão viajando com você.
Evite se deslocar com veículo próprio, até para não ter que arcar sozinho(a) com custos como estacionamento, gasolina e outros.
Utilize sites de viagem para comparar preços de hospedagem, passagens e outros custos. Pesquisando com antecedência será mais fácil encontrar os melhores valores para viajar no carnaval.
Outra forma de não estourar o orçamento é participando dos bloquinhos de rua. Normalmente a participação nesses eventos é gratuita e a diversão é 100% garantida.
Mas antes de cair na folia em algum bloco, coloque em prática essas dicas para economizar no carnaval:
Aluguéis de fantasias são caríssimos, principalmente nessa época do ano. Afinal de contas, essa é a época de maior demanda do setor.
Por isso, opte por fazer a sua fantasia em casa. Use a criatividade e transforme aquilo que você já tem no guarda-roupas em algo único para você pular carnaval.
Como opções para incrementar sua fantasia, estão:
Se uma garrafa de água custa R$2,00 no mercado, no meio do bloquinho vai custar duas ou três vezes mais que isso.
Por isso, já separe uma bolsa térmica e leve o que puder de casa. De preferência, leve para a folia alimentos que não precisam de refrigeração, pois duram mais tempo, como frutas e barrinhas de cereal, por exemplo.
Ao invés de providenciar suas bebidas e alimentação, que tal reunir a galera para dividir a conta? Assim, todos comem, bebem, se divertem e, no final, os gastos não pesam tanto no bolso.
Nada melhor do que o metrô ou o ônibus para economizar. Em cidades onde a festança é maior, existem várias linhas que você pode usar para chegar nos bloquinhos.
O cartão de crédito pode dar um grande susto depois da festa se você não ficar de olho. O ideal, se você puder, é nem mesmo levar cartões de crédito para a folia.
Mas, se não tiver jeito, estabeleça um limite para não acabar tendo surpresas desagradáveis com as contas no pós-carnaval.
Quem disse que para se divertir nessa época do ano é preciso sair de casa? Na verdade, você pode economizar no carnaval curtindo no seu próprio lar. Para isso, basta adotar as seguintes dicas:
Reúna os amigos e organize um churrasco ou uma festa em casa mesmo. Vocês podem comprar todos os itens necessários no supermercado, dividir a conta e até mesmo parcelar no cartão de crédito.
Outra opção é cada convidado levar um prato de comida e uma bebida para dividir com todos durante a festa.
Para quem deseja sair da tradicional cervejinha, existem vários drinks que você pode fazer em casa, sem gastar muito. A caipirinha, por exemplo, é um patrimônio cultural desde 2003 e uma referência em termos de brasilidade que leva apenas quatro ingredientes: cachaça, limão, açúcar e gelo.
Sucos naturais com vodca também são ótimas combinações. Basta dar uma pesquisada rápida nos sites de receita que certamente você vai encontrar diversas opções de drinks para fazer no carnaval gastando pouco.
Quem precisa de DJ ou de uma escola de samba inteira quando você tem apps como Spotify e Youtube Music? Baixe e escolha as suas músicas favoritas para dar o tom da festa.
Essas duas coisas podem andar juntas sim! Tudo o que você precisa fazer é se planejar com antecedência e chamar aqueles amigos que também querem curtir, mas sem gastar muito.
Dá para fazer um churrasco em casa, criar seu próprio bloquinho para sair pela cidade, ou até mesmo aproveitar eventos promovidos pela prefeitura da sua cidade.
Viu como é possível economizar no Carnaval? Então aproveite para colocar todas as dicas em prática e caia na folia sem precisar estourar as finanças!
Vale a pena lembrar que caso você esteja passando um aperto por conta de dívidas em atraso, a QuiteJá pode te ajudar! Somos uma plataforma que atua na renegociação de dívidas com diversos credores.
Confira mais informações no nosso site e aproveita as condições especiais para sair do vermelho e ficar de nome limpo!