Você emprestou dinheiro para um amigo, mas ele ainda não te pagou? Acredite, situações desagradáveis como essa acontecem com mais frequência do que você imagina.
Ainda mais quando se misturam relações pessoais e financeiras. A boa notícia é que tem, sim, como cobrar um amigo, sem perder a amizade!
Em momentos assim, é preciso encontrar a forma certa de falar e até o meio mais adequado de fazer a cobrança.
Para ajudar você a sair dessa sinuca de bico, separamos nesse texto algumas dicas valiosas. Assim, você pode driblar a situação de forma inteligente, recuperar seu dinheiro e manter sua amizade. Bora conferir as dicas?
Tem como cobrar um amigo educadamente e não perder a amizade? Sim, com certeza essa possibilidade existe! Mas, para isso, é preciso ser paciente e também usar os meios certos de fazer a cobrança.
Confira algumas formas criativas de falar com seu amigo ou amiga:
Por ser um canal informal, fica mais fácil de cobrar a dívida que seu amigo tem com você por esse app de mensagens. Não sabe como cobrar amigo por WhatsApp?
É simples. Comece sempre perguntando como ele está, fale da família e, então, casualmente toque no assunto da dívida.
Além disso, seja qual for o dispositivo usado para fazer a cobrança (Android ou iOS), procure pensar na forma de envio da mensagem.
Se for um amigo próximo, opte por enviar um áudio. Agora se o amigo não for alguém tão próximo a você, escolha enviar a cobrança por escrito.
Você sabia que tem como cobrar um amigo por mensagem de texto, sem ser grosseiro ou inconveniente? Você pode fazer isso via mensagem no Facebook, Instagram ou até mesmo por e-mail.
Sempre inicie o texto de forma camarada, mas sem deixar de explicar sua situação e o motivo da urgência em quitar a dívida. Além disso, não esqueça de perguntar se ele tem uma previsão de quanto poderá efetuar o pagamento. Aqui vai um exemplo:
“Oi, Fulano! Como andam as coisas por aí, tudo certo? Estou passando para falar com você sobre aquele dinheiro que te emprestei um tempo atrás.
Estou precisando desse valor e queria saber quando você poderia realizar o pagamento. Você tem uma previsão?”
As indiretas também são ótimas maneiras de cobrar uma pessoa por mensagem ou áudio. Ao invés de fazer uma cobrança direta, fale, por exemplo, de algum gasto inesperado que você teve.
Outra forma de cobrar indiretamente é mencionando que as contas do mês estão apertadas e que você está precisando de qualquer graninha que aparecer.
Não sabe como cobrar de uma forma educada por mensagem ou WhatsApp? Então a melhor alternativa é falar pessoalmente.
Marque um encontro casual com seu amigo e durante a conversa tente introduzir o assunto. Procure lembrá-lo do dinheiro que ele está devendo e deixe claro que precisa recebê-lo o mais breve possível.
O humor é uma excelente alternativa para cobrar, mantendo a amizade. E existem algumas formas de fazer a cobrança de maneira bem-humorada.
Vai sair com o amigo devedor? Então mande uma figurinha engraçada sugerindo que ele irá pagar a conta. Ou então que a cerveja ficará por conta dele.
Esta é uma forma prática e amistosa de quitar a dívida entre ambos. Sem falar que quando o pagamento é feito assim, de forma simbólica e não em espécie, acaba gerando menos resistência ou constrangimentos.
Leia também: 7 situações que deixam o nome sujo
Se o amigo é mais próximo, vale também criar um grupo de WhatsApp com um nome bem-humorado, como, por exemplo, “A próxima é por conta de fulano”. O importante é deixar a cobrança descontraída, mas lembrando que há uma dívida.
Cobrar um parente é tão desagradável quanto cobrar um amigo. Mas, você não pode ficar no prejuízo por conta disso, não é mesmo? Então, veja o que fazer:
Nesse caso, é importante utilizar a relação familiar como um aliado, e não como um inimigo. Por isso, seja sincero sobre a sua situação e relembre o voto de confiança dado pela pessoa ser da família.
Além disso, ofereça diferentes formas de pagamento para auxiliar na quitação da dívida. Dessa forma, torna-se mais provável que o parente em questão consiga realizar o pagamento, sem pesar para nenhum dos lados.
Cada caso é um caso. Se o empréstimo foi feito com algum tipo de contrato envolvido, há mais chances desse tipo de cobrança. O ideal é consultar um advogado.
Além das dicas acima, é muito importante evitar algumas coisas na hora de fazer a cobrança, como, por exemplo:
Agora que você já sabe como cobrar um amigo, não deixe mais aquela dívida em aberto. Você vai ver que colocando essas dicas em prática, será bem mais fácil ter o seu dinheiro de volta, e ainda manter a amizade!
E não se esqueça: se você está apurado com uma dívida e quer renegociá-la, nós podemos te ajudar! Acesse nosso site, confira nossos credores parceiros e aproveite as condições de renegociação que só a QuiteJá tem!