02/10/2024

Black Friday Brasil: como surgiu, quando é e 7 dicas para aproveitar

Se tem uma época boa para fazer comprinhas com certeza é a Black Friday! Quem aí ama aproveitar os descontos típicos do ano e não perde a oportunidade de comprar aquele item tão desejado? É muito bom, né?

Mas, calma! Apesar de ser um ótimo período para o consumidor, é preciso ter sabedoria para fazer boas escolhas. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Neste artigo, você vai entender como surgiu a Black Friday e como aproveitar ao máximo as liquidações para não cair em golpes ou em falsos descontos, também conhecidos como “pela metade do dobro” (rindo de nervoso, né?). 

Então, respira! Continue a leitura para comprar com consciência nessa Black Friday Brasil de 2024.

Deixe seu score nas alturas | QuiteJá

Como a Black Friday surgiu?

Como a Black Friday surgiu? | QuiteJá

O tradicional dia de liquidações tem origem nos Estados Unidos, e foi implementado no Brasil em 2010, e de lá pra cá se consolidou em nosso país.

A campanha, que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, é comemorada pelos estadunidenses no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, funcionando como um esquenta para as compras de Natal.

Quando é a Black Friday 2024?

Neste ano de 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro. No entanto, muitas lojas iniciam suas promoções um pouco antes da data, como a “Black Week”, que significa uma semana toda de descontos, ou ainda o “Black November”, dedicado ao mês inteiro de promoções.

Por que o nome é Black Friday?

Não se sabe exatamente qual é a origem do termo “Black Friday”. Mas, acredita-se que a expressão se popularizou na Filadélfia. Quando policiais da cidade se queixavam do grande volume de pessoas na rua e no trânsito, durante a sexta-feira após o feriado de Dia de Ação de Graças, e se referiam a este dia do ano como “Black Friday”.

A Black Friday é mundial?

Além do Brasil, muitos outros países aderiram à Black Friday, principalmente na América Latina, Europa e Ásia, veja só:

  • Argentina
  • Colômbia
  • Chile
  • México
  • Índia
  • Japão
  • Espanha
  • Inglaterra
  • Portugal
  • Itália 

Como a Black Friday funciona?

Como a Black Friday funciona? | QuiteJá

A Black Friday é muito famosa por oferecer altos descontos durante as 24 horas da sexta-feira. Esta época do ano é indicada para comprar eletrodomésticos, celulares, games, calçados, roupas e muitos outros produtos.

Para se ter uma ideia, na edição de 2020, a Black Friday faturou R$ 3,2 bilhões, o que representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Vale ressaltar que no dia seguinte à Black Friday, muitas lojas ainda fazem a “Cyber Monday”, para esgotar as vendas dos produtos que restaram da liquidação. Esta é mais uma oportunidade de desconto para os consumidores. Já, já, vamos falar mais sobre essa tal de “Cyber Monday”.

Black Friday: 7 experiências para comprar e aproveitar

Black Friday ou Cyber Monday: qual a melhor data?

A Cyber Monday, também conhecida como “segunda-feira cibernética”, é um evento de promoções que ocorre na segunda-feira após a Black Friday. Neste ano de 2024, será no dia 02 de dezembro. 

As ofertas podem chegar a 80% de desconto, e dependendo do caso, podem ocorrer descontos até maiores que na Black Friday, já que o objetivo dos lojistas é encerrar o estoque para dar lugar aos produtos do próximo mês, no Natal.

Geralmente, como o próprio nome sugere, a Cyber Monday é voltada para produtos comercializados na internet. “Cyber” vem do inglês, que quer dizer espaço virtual/digital na internet. Portanto, a maioria das lojas que participam são lojas virtuais. Mas, muitas lojas físicas costumam participar também.

E qual é a melhor data? 

Bem, isso vai depender do tipo de produto que você está pensando em comprar e considerar muitas variáveis.

A Black Friday tem mais visibilidade que a Cyber Monday, e dependendo do que você deseja comprar, pode ser que esse produto se esgote já nas primeiras horas da Black Friday.

Mas você também deve considerar o tamanho do desconto. O produto que você quer não teve aquele desconto esperado? Então, pode ser que na Cyber Monday esteja com um preço mais bacana.

Lembre-se, avalie os preços em diferentes lojas e só compre com lojas que você confia e conhece. Aliás, esse é um bom conselho para quem vai comprar nesses dois dias de liquidação. E por falar em bons conselhos, separamos algumas dicas para você fazer boas escolhas nas duas datas, ok?

7 dicas para aproveitar a Black Friday Brasil

Confira algumas dicas-chave para comprar bem na Black Friday e Cyber Monday:

1. Defina um orçamento para suas compras

Estabeleça um limite para os seus gastos. Lembre-se de moderar no cartão de crédito para cuidar da sua saúde financeira.

2. Faça uma lista do que deseja comprar

Coloque no topo da lista os itens que são mais necessários e estabeleça um nível de importância. Definindo quais são os itens mais necessários, você acaba pensando duas vezes antes de gastar com um produto que às vezes você nem precisa, ou até já tem.

3. Acompanhe os preços com antecedência

Monitore com antecedência o histórico de preço dos itens que você quer. Tem muitos sites que ajudam você nessa. Acompanhando durante algumas semanas antes da Black Friday, você consegue ter uma noção maior se o desconto ofertado realmente vale à pena.

4. Pesquise as melhores ofertas

Compare os preços em diferentes lojas, não se precipite! Sabemos que às vezes queremos tanto um item, que acabamos comprando sem nem pensar em outras possibilidades de ofertas. Então, mantenha a calma e veja se realmente vale a pena comprar naquela loja.

5. Use cupons de descontos

Dê preferência para sites que oferecem cupons de descontos e cashbacks, assim você economiza! Além disso, hoje em dia a maioria dos bancos oferece descontos com lojas e instituições. Entre no aplicativo do seu banco e veja quais são as lojas parceiras. Vai que aquele produto que você quer tem desconto se você pagar no seu cartão?

6. Participe de grupos de promoções

Existem muitos sites e grupos de Telegram que informam sobre descontos e promoções relâmpagos. Veja a lista de alguns aqui.

7. Confira a segurança e a veracidade dos sites

Para um site ser considerado seguro, é necessário que ele tenha a sigla HTTPS, que significa Hypertext Transfer Protocol Secure, um certificado de segurança da web, que garante que a conexão é criptografada. Além disso, é preciso que o site tenha o símbolo de cadeado na barra de URL.

Boas compras!

Com essas dicas ficou muito mais fácil decidir onde você vai gastar o seu dinheirinho suado. Afinal, todo mundo merece comprar coisas que deseja de vez em quando, né? Ninguém é de ferro. O importante é priorizar e não exagerar!

Ah, e só mais uma coisinha! Se você tem alguma dívida, ou até mesmo conhece alguém que está com o nome negativado, fique sabendo que a QuiteJá auxilia na quitação de dívidas.

Negociamos dívidas com diversos credores de forma 100% digital, segura e sem burocracia. É rápido, fácil e sem enrolação. Basta entrar em nosso site, digitar o CPF e conferir as opções de negociação.

Acompanhe também as nossas redes sociais para ficar por dentro da Black Friday da QuiteJá, sempre temos bons descontos! Vamos juntos? Clica aqui!


QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Como trabalhar de entregador em 2024?
QuiteJá | 24/10/2024
Reserva de emergência: como criar uma com pouco dinheiro
QuiteJá | 17/10/2024
Campeão do Brasileirão: confira valor da premiação em 2024
QuiteJá | 10/10/2024

Deixe o seu comentário!

Ao informar meus dados, eu aceito receber comunicados e concordo com a Política de Privacidade.

Ir para o Topo