07/02/2020

5 ferramentas para ajudar sua vida financeira

O ano já começa com IPTU, IPVA, material escolar… Ufa! Se você não se cuidar, elas podem prejudicar a sua saúde financeira e comprometer seu orçamento para 2020. 

Para evitar que você já inicie o ano com dívidas, vamos te apresentar 5 ferramentas para ajudar a organizar as suas finanças e aproveitar o ano com mais tranquilidade, sem precisar esquentar a cabeça. 😃

1 – Aplicativos de negócios

Com o uso cada vez mais frequente do smartphone pela população brasileira (230 milhões em uso só no Brasil), os aplicativos financeiros são uma ótima forma de controlar gastos e arrumar o seu orçamento. Vamos te apresentar alguns exemplos para você conferir:

GUIA BOLSO

É um aplicativo gratuito, disponível no Google Play e Apple Store. Ele é vinculado junto com a sua conta bancária. Se você questiona se é seguro, pode ficar tranquilo, pois ele possui vários certificados que comprovam a segurança e trabalha apenas com a interface visual do internet banking (isso significa que ele só mostra o que o seu banco permite, sem que possa ser feito nenhum tipo de transação bancária através dele).

Tá, mas como ele funciona?

Por estar ligado direto com a sua conta, cada vez que você usa o cartão para compras em débito ou crédito, as informações dessa compra vão diretamente para o aplicativo. Isso é de grande ajuda para quem sempre esquece de anotar os seus gastos, além de criar várias categorias para você que tenha o absoluto controle para onde o seu dinheiro está indo.

MOBILLS

Outro aplicativo que você não precisa pagar nada para utilizar. Ele é leve, rápido e intuitivo, permitindo o download quase instantâneo e adaptação fácil. Uma função bem legal do Mobills é que ele te proporciona a possibilidade de você criar metas para o mês, como poupar dinheiro para as suas férias, guardar uma grana, entre outras.

Assim como o Guia Bolso, você consegue separar as suas despesas e receitas, mas é preciso ter mais disciplina para cadastrar cada nova compra que for feita, ou você pode acabar se perdendo em suas finanças. Outra função que pode te confundir é que ele possui a categoria cartão de crédito, que requer mais atenção do usuário para não misturar os gastos do cartão e perder o controle financeiro.

YNAB

Essa ferramenta infelizmente é paga, mas se você é estudante e enviar o seu comprovante de matrícula, eles disponibilizam 1 ano gratuito de utilização (o bolso de todo estudante agradece). A partir dele, você pode criar um orçamento a partir do zero por cada mês, permitindo o controle total de tudo que entrar e sair da sua conta bancária (só avisando que ele não permite a veiculação com o banco, pois isso só é possível para os Estados Unidos e Canadá).

Após realizar o cadastro, você informa a quantia de dinheiro que você tem disponível (salário, carteira e em outros bancos) e os gastos mensais (como taxas bancárias, luz, telefone, cartão de crédito, etc), evitando surpresas ou esquecimentos. Outra função bem legal dessa ferramenta é a possibilidade de você parcelar uma despesa, calculando a quantia ideal para ser paga em cada parcela.

2 – O FAMOSO CADERNO DE FINANÇAS

Utilizado há muitos anos e o mais conhecido pelos antigos comerciantes! Ele é uma ótima opção para quem não está habituado com as novas tecnologias, ou quem não tem dinheiro para adquirir aparelhos eletrônicos. Nele, você pode anotar todos os ganhos e despesas, além de criar categorias de gastos em páginas distintas.

3 – APPS DE BANCOS

Eu sei. Alguns bancos têm aplicativos complicados e que não funcionam, mas nem todos são assim. A partir desses aplicativos você consegue consultar em tempo real o seu saldo bancário (sem precisar ir ao caixa eletrônico), faturas do cartão em aberto, investimentos realizados, planejar pagamentos, realizar transferências, tudo em poucos toques na tela do celular. Eles são uma mão na roda para quem quer se planejar o orçamento e evitar dívidas e manter seu score positivo.

4 – POTES

Quem não se lembra do pote para o “Paraíso das Cachoeiras” do filme “Up – Altas Aventuras” ou dos filmes de Hollywood? Parece engraçado, mas ela é uma ótima opção para quem quer poupar.  Aquele ditado de “de grão em grão, a galinha enche o papo” é perfeito para essa ferramenta, pois com poucos trocados guardados é possível chegar a uma quantia ideal para a realização de um sonho ou te salvar de um imprevisto.

Essas foram as 5 ferramentas que trouxemos para ter ajudar a escapar das tão temidas dívidas, você também pode ler outras matérias no nosso blog para te ajudar a se manter no positivo.

Utilize elas com sabedoria, mas caso for preciso, você pode contar com os serviços da QuiteJá para fazer o seu 2020 o seu ano de paz financeira.

QuiteJá

Uma plataforma que nasceu para resolver suas pendências financeiras de maneira segura e sem burocracia. Tem alguma dúvida? Converse com a gente nos comentários!

Posts Relacionados

Como ganhar dinheiro extra com Uber e Rappi?
QuiteJá | 07/02/2020

Deixe o seu comentário!

Ir para o Topo